Roteirista da Turma da Mônica palestra na Feira do Livro de São Francisco do Sul

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Francisco do Sul

Por: Anna Carolina Vavassori

30/08/2019 - 14:08 - Atualizada em: 30/08/2019 - 14:40

Na 7ª Feira do Livro de São Francisco do Sul, a noite de quinta-feira (29) foi de bate-papo com João Marcos Mendonça, roteirista dos estúdios Maurício de Sousa, da Turma da Mônica. Com uma palestra leve e cheia de quadrinhos, o roteirista falou sobre sua trajetória, focando na persistência de seguir uma vocação.

João Marcos também ministrou duas oficinas de desenho para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos na Feira do Livro.

Para a pequena Laura Gomes de Oliveira, de 8 anos, foi incrível participar de uma oficina de desenho. “Ele foi muito legal com a gente, deu várias dicas de como desenhar e mostrou que pode ser muito fácil. Ele transformou o número cinco num polvo, o número sete numa flor. Amei passar a tarde desenhando com meus colegas e aprendendo mais”, diz.

Para o diretor-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco (Fucisf), Rangel Friolin, foi um presente ter a participação de João Marcos na 7ª Feira do Livro. “Não tem quem não conheça a Turma da Mônica, é uma turminha tão difundida no nosso país. Ter a oportunidade de conhecer um dos roteiristas e de participar, como algumas crianças participaram, de uma oficina com ele, foi demais”, afirma.

Os quadrinhos

A paixão de João Marcos Mendonça pelos quadrinhos começou cedo, antes como um leitor voraz, mas depois começou a rascunhar suas primeiras histórias. “Eu era muito tímido, mostrava primeiro apenas para a minha família. Comecei e lancei meu primeiro livro de quadrinhos com histórias minhas e das minhas irmãs, meus primeiros desenhos foram inspirados em histórias lá de casa”, ressalta.

Foi depois de um tempo na caminhada acadêmica e nos quadrinhos, que o roteirista conheceu e teve a oportunidade de trabalhar com Mauricio de Sousa.

“Ainda nem acredito que trabalho com a Turma da Mônica. Eu lia quando era pequeno, cresci com a turma do bairro do Limoeiro. Ainda me emociono em pensar que trabalho na Mauricio de Sousa Produções, continuo com o coração apaixonado e vibrante pelos quadrinhos”, afirma.

A 7ª Feira do Livro de São Francisco do Sul continua nesta sexta-feira (30) com programação variada. A noite, às 19h30, ocorre a palestra com o escritor catarinense Godofredo Oliveira Neto, sobre o livro Menino Oculto – Lendas e Mistérios da Baía da Babitonga.

Com informações de assessoria de imprensa.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger