Rotas do Circuito Vale dos Encantos de Cicloturismo recebem sinalização

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Por: Elissandro Sutil

12/05/2021 - 10:05 - Atualizada em: 12/05/2021 - 10:33

O Circuito Vale dos Encantos de Cicloturismo abrange os municípios da microrregião do Vale do Itapocu (Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder e São João do Itaperiú) e possui duas rotas com quase 500 quilômetros de extensão.

Com a instalação das placas de sinalização, Jaraguá do Sul e os municípios da região passam a compor o circuito. Em Jaraguá do Sul, a instalação das 63 placas foi concluída no mês de março, sob a coordenação da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali).

O material serve para orientar os ciclistas sobre as duas rotas que cruzam o município. As placas de sinalização contém informações que orientam o ciclista sobre o percurso, altitude e latitude que ele se encontra, quilometragem percorrida na rota e a quilometragem restante para concluir aquela etapa.

Além disso, o ciclista pode baixar no celular o mapa da rota, escaneando o Código QR impresso na placa. No início de cada trecho, há um totem com um mapa onde constam todos os trechos de cada rota, diferenciados por cores e a possibilidade de baixar o roteiro para o celular, por meio do Código QR.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul.

O investimento para a sinalização do cicloturismo foi feito pela Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e obteve uma emenda parlamentar do deputado estadual Vicente Augusto Caropreso, no valor de R$ 100 mil.

O Circuito Vale dos Encantos

A Rota Serra possui no total sete trechos, que contemplam cerca de 250 km, sendo que quatro deles estão dentro dos limites geográficos de Jaraguá do Sul, os trechos: 1, 4, 5 e 7. Além disso, o circuito conta com dois desafios: a subida do Manso e a da Chiesetta Alpina.

“São dois atrativos a mais para os ciclistas com melhor preparo”, comenta o Assistente de Desenvolvimento Econômico, Raul Henrique dos Santos. “Geralmente, o ciclista percorre um trecho por dia, o que faz com que ele permaneça por vários dias aqui”, diz ele.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Já a Rota Mar é composta de cinco trechos, sendo que os trechos 2 e 3 estão situados no território municipal, e sua extensão total também é de aproximadamente 250 quilômetros.

“O Circuito Vale dos Encantos é um completo, com a presença de inúmeras belezas naturais e com o clima amigável da serra, variando rapidamente para o clima marcante do litoral”, diz o Gerente de Turismo, Rafael Koerich.

Outro item importante e muito elogiado pelos ciclistas que vêm para o circuito, segundo Rafael, é a segurança.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, levantou informações e incentiva a criação dos pontos de apoio ao cicloturismo, cadastrando estabelecimentos localizados no circuito ou em locais próximos à passagem dele, como hotéis, restaurantes, pousadas, pesque pagues, postos de combustíveis e conveniências, oficinas e lojas de bicicletas e outros ligados à gastronomia, hospedagem e apoio logístico.

“As diferenças de altitude ao longo do caminho, provocam uma marcante evidência da Fauna e Flora pelo caminho, além das cachoeiras, mirantes e inúmeros pontos turísticos naturais e tem como principal objetivo o fomento do turismo na região do Vale do Rio Itapocu”, diz o Gerente de Turismo. “O Circuito contempla as belezas naturais da serra e do meio rural, e, por outro lado, a versão natural das paisagens litorâneas, objetivando a passagem por estradas de terra no interior dos municípios participantes”, completa.

Informações sobre o circuito podem ser encontradas na página do Circuito Vale dos Encantos.

Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul.