Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Romeu Viana se prepara para lançar mais uma obra

Por: OCP News Jaraguá do Sul

17/05/2016 - 04:05 - Atualizada em: 17/05/2016 - 14:23

Nascido na região do Cariri, ao Sul do Ceará, terra do célebre poeta Patativa do Assaré, em 9 de agosto de 1977, Ailton Romeu Viana, ou simplesmente Romeu Viana, como é mais conhecido, é o décimo de 12 filhos de Maria José Viana Cardoso e José Romeu Cardoso. Aos cinco anos, se transferiu com a família para Juazeiro do Norte,  de onde guarda grandes lembranças. E foi lá que o menino cresceu e descobriu a afinidade com o meio artístico, especialmente com a literatura de cordel e a poesia. Mais tarde, colocou a mochila nas costas, o violão debaixo do braço e decidiu conhecer o Brasil de ponta a ponta. Na sua trajetória de viajante inquieto, foi engraxate, faxineiro, vendedor de livros usados, letrista, serigrafista, garçom e recenseador.

Romeu já percorreu os Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Minhas Gerais, e São Paulo, onde morou quatro anos, antes de aportar na “Santa e Bela Catarina”. A escolha de Jaraguá do Sul foi aleatória. “Estava no guichê da rodoviária de Joinville e fiquei olhando a placa com os nomes das cidades. Vi ‘Jaraguá do Sul’ e comparei a ‘Juazeiro do Norte’, de um extremo a outro do Brasil… Aí pensei: é para lá que vou”, recorda, sorrindo. Na cidade há seis anos, passou a trabalhar como operador de máquinas em uma grande indústria e, pela primeira vez, pensa em ficar em um lugar. Lá ele também é palestrante motivacional para os colegas da empresa.

Paralelamente à atividade fabril, o artesão, desenhista e artista nordestino é autor dos livros “O Andarilho”, e dos cordéis “O Sabiá e o Beija-Flor”, “Amor de pé-de-serra” e “Saudades de minha terra”. Em 2010, recebeu o Prêmio Cataratas na Feira Internacional do Livro, ao obter o 2º lugar na categoria Poesia com “Abandonados”, pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu (PR).

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Em setembro de 2015, Romeu Viana foi empossado como um dos 15 membros da Academia de Letras do Brasil – Santa Catarina (ALBSC) da Seccional Jaraguá do Sul. E hoje, busca apoio para publicar a versão em espanhol da obra “O Andarilho”, e para as poesias haikai (pequena composição poética japonesa) “Partículas do Universo”, inéditas. Para conhecer melhor a obra de Romeu Viana, basta seguir o artista na página “Gibão de Papel” do Facebook, no Instagram, ou contatar pelo [email protected].

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação