A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), inaugura no próximo dia 26, a partir das 18h, uma estrutura com cerca de 2,5 mil m² de área construída que abriga dois estandes de tiro, um com 914 m² e outro com 390 m², nos fundos do Centro de Convivência, no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.
Com investimento de R$ 3.039.630,93, sendo R$ 1,4 milhão de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, a estrutura levará o nome de Roland Leopoldo Germano Janssen, e é projetada para atender todas as modalidades oficiais, de armas curtas e longas, inclusive olímpicas, com provas de 7, 10, 25 e 50 metros.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
O local será usado para treinamento das equipes representativas do município, para competições oficiais locais e também para campeonatos estaduais e nacionais.
O estande segue padrões internacionais e fortalecerá o nome de Jaraguá do Sul como a Capital do Tiro Esportivo.
O projeto prevê, ainda, áreas de recepção, lanchonete e pergolado com vista para o Rio Jaraguá, paisagismo, onde foram mantidas as árvores, área de espera, casa de alvos, depósito e sanitários com acessibilidade.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
A cultura do tiro esportivo
A titular da Secel, Natália Petry, destaca que esta obra é de grande importância para Jaraguá do Sul, principalmente pela cultura do tiro esportivo praticado diariamente nas sociedades e clubes de atiradores.
“Há 20 anos, o Clube de Atiradores Jaraguá, por intermédio do atleta Samuel Lopes, me procurou para executarmos esta obra. Em 2017, quando assumi a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, apresentamos o projeto ao então prefeito Antídio Lunelli, que prontamente autorizou a busca de uma parte de recursos por emenda parlamentar e o Município fez o maior investimento”, informou Natália Petry.
“Decidimos homenagear o senhor Roland Leopoldo Germano Janssen por ter sido um dos grandes fomentadores do tiro esportivo em nossa cidade. O primeiro título dos Jogos Abertos no tiro esportivo veio quando ele era técnico. Por muitos anos, ele comandou a equipe competitiva nos eventos oficiais de tiro por Jaraguá do Sul”, destacou a secretária.
Roland Walter Janssen, filho de Roland Leopoldo Germano Janssen, agradece a todos os envolvidos na construção do espaço e à secretária Natália Petry, pela homenagem feita ao seu pai, que faleceu em 24 de abril de 2004, aos 74 anos de idade, mas que deixou seu nome escrito na história de Jaraguá do Sul. “Ele faria aniversário no dia 25 de outubro e a inauguração será no dia 26”, observa. “Com certeza, uma linda e merecida homenagem!”.

Roland Walter Janssen conta que aprendeu a precisão e concentração para atingir o alvo com seu pai, Roland Leopoldo | Foto: Arquivo OCP News
Homenagem ao “Pai do Tiro”
Cidade sede da Schützenfest, Jaraguá do Sul tem reconhecimento nacional quando o assunto é tiro esportivo. Hoje praticado com muita técnica, o tiro fazia parte do cotidiano dos imigrantes alemães e foi passado através das gerações.
Roland Walter Janssen, que conquistou as primeiras medalhas para o município nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), conta que aprendeu a precisão e concentração para atingir o alvo com seu pai, Roland Leopoldo – reconhecido como o “Pai do Tiro” em Jaraguá do Sul.
Ele diz que essa habilidade foi sendo passada de pai para filho, desde o bisavô, Leopoldo Janssen, que foi intendente na década de 1920, quando a cidade ainda era um distrito de Joinville. Naquela época, a caça era uma prática comum entre os colonizadores.
Roland Walter conta que a mira de seu pai, Roland Leopoldo, foi aperfeiçoada também durante sua passagem pelo Exército Brasileiro, onde se destacou como um excelente atirador.
Assim, tendo o pai como um treinador nato, ele e os irmãos Karl, Walter e Leopoldo aprenderam a atirar e se apaixonaram pela prática do tiro esportivo.

Da esq. para a direita: Walter Janssen Neto, Roland Leopoldo Germano Janssen e Roland Walter Janssen | Foto: Reprodução
Paixão e entusiasmo
Não foi à toa que Roland Leopoldo Germano Janssen recebeu o título de “Pai do Tiro”. Roland Walter conta que o pai tinha inteligência, visão e uma verdadeira paixão pelo tiro esportivo. Esse entusiasmo ajudou a construir bases que hoje elevam muitos atletas.
“Meu pai chegou a ir para a Alemanha ver os jogos lá, foi à Schützenfest também na Alemanha. Trouxe um técnico alemão que deu um curso para nós. E cada um que participou do curso, tinha que ter aquelas horas, se não, não ganhava o diploma. Ele era um técnico muito rígido”, relembra Janssen.
O começo da modalidade foi difícil, sem material e estrutura disponíveis, era a força e a vontade de fazer acontecer que fez o esporte ser tão praticado e trazer revelações para Jaraguá do Sul.
“Quando nós, os Janssen, deixamos de participar dos Jogos Abertos, já tinha bastante gente no meio da turma. Mas a maioria treinada pelo meu pai”, destaca.
Por essa colaboração, em 2001, já com seus 70 anos, Roland Leopoldo recebeu a medalha do mérito municipal de Jaraguá do Sul pela contribuição e engrandecimento ao esporte jaraguaense. Janssen conta que foi um momento de muita alegria para o pai, que obteve o reconhecimento pelo seu trabalho.

Uma das últimas imagens de Roland Leopoldo Germano Janssen, que faleceu em 24 de abril de 2004, aos 74 anos de idade | Foto: Reprodução