Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Risco de colapso: Blumenau tem apenas 10 leitos de UTI livres para tratamento da Covid-19

Foto Divulgação/Governo de SC

Por: Felipe Elias

14/07/2020 - 20:07 - Atualizada em: 14/07/2020 - 20:10

A escalada acelerada dos casos de coronavírus em Blumenau e na região vem causando sobrecarga no sistema de saúde e já coloca a estrutura hospitalar da cidade à beira de um colapso. De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura nesta terça-feira (14), apenas dez leitos públicos de UTI com aparato adequado para tratamento da Covid-19 estão livres neste momento.

Dos 63 leitos aptos a receber pacientes graves com confirmação ou suspeita da doença, 53 encontram-se ocupados, com uma taxa de 84% de lotação, a maior já registrada desde o início da pandemia. Há uma semana, o índice estava em 55%, o que demonstra o rápido comprometimento da capacidade hospitalar.

Conforme anunciou o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), uma “operação de guerra” está sendo montada para a implantação de mais 25 leitos públicos de UTI – dez no Hospital Santo Antônio e 15 no Hospital Santa Isabel. Contudo, essas novas estruturas devem demorar cerca de dez dias para ficarem prontas.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Segundo balanço da Prefeitura de Blumenau, mais 209 casos de coronavírus foram diagnosticados nesta quinta. Com isso, a cidade chega a 4.669 infectados. O Município anunciou ainda o 20° óbito relacionado à doença, envolvendo uma idosa de 85 anos, que faleceu no último sábado (11).

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Felipe Elias

Jornalista formado, em 2008, pela UniFiamFaam, em São Paulo (SP).