A escalada acelerada dos casos de coronavírus em Blumenau e na região vem causando sobrecarga no sistema de saúde e já coloca a estrutura hospitalar da cidade à beira de um colapso. De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura nesta terça-feira (14), apenas dez leitos públicos de UTI com aparato adequado para tratamento da Covid-19 estão livres neste momento.

Dos 63 leitos aptos a receber pacientes graves com confirmação ou suspeita da doença, 53 encontram-se ocupados, com uma taxa de 84% de lotação, a maior já registrada desde o início da pandemia. Há uma semana, o índice estava em 55%, o que demonstra o rápido comprometimento da capacidade hospitalar.

Conforme anunciou o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), uma "operação de guerra" está sendo montada para a implantação de mais 25 leitos públicos de UTI - dez no Hospital Santo Antônio e 15 no Hospital Santa Isabel. Contudo, essas novas estruturas devem demorar cerca de dez dias para ficarem prontas.

Segundo balanço da Prefeitura de Blumenau, mais 209 casos de coronavírus foram diagnosticados nesta quinta. Com isso, a cidade chega a 4.669 infectados. O Município anunciou ainda o 20° óbito relacionado à doença, envolvendo uma idosa de 85 anos, que faleceu no último sábado (11).

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul