Quem passa pela rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, no Centro da cidade, pode observar a beleza dos pequenos pés de ipês amarelos floridos. O espaço que hoje dá lugar a aproximadamente 30 pés de ipês já foi ocupado por árvores que provocaram bastante danos às calçadas na frente do cemitério municipal do Centro de Jaraguá do Sul. Atualmente, os ipês encontram-se com dois a quatro metros de altura e estão no período de florada, que se estende entre julho e setembro.
Em dezembro de 2014, a Secretaria de Obras e a Diretoria de Patrimônio da Prefeitura fizeram a revitalização das calçadas dos cemitérios Católico e Luterano, substituindo o pavimento e as árvores que existiam no local. Os pedestres, especialmente idosos que iam ao cemitério e pessoas com carrinhos de bebês, reclamavam constantemente das condições da calçada e da dificuldade de trafegar sobre ela, por causa dos estragos feitos pelas raízes das árvores.
O novo passeio público foi feito com blocos de concreto intertravado (paver), com piso podotátil para deficientes visuais, além do meio fio com 30 centímetros de altura. Para o plantio das mudas de ipês foram usados tubos de concreto de 50 centímetros de profundidade evitando o crescimento das raízes superficialmente.
O atual secretário de Obras e Serviços Públicos, Onésimo José Sell, que era o diretor de Patrimônio na época, lembra que o trabalho de rearborização de Jaraguá do Sul vem ocorrendo de maneira gradativa e, neste ano, com parceria da Fujama, devem ser plantadas aproximadamente duas mil mudas. Em muitos casos, haverá a substituição de espécies inadequadas para a área urbana e que estejam em risco de queda, principalmente.
*Com informações da assessoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul