Respirador desenvolvido na Satc será entregue ao Hospital Público

Divulgação

Por: OCP News Criciúma

06/04/2020 - 09:04 - Atualizada em: 06/04/2020 - 09:46

Desde o último dia 23, alunos voluntários e professores dos cursos de Engenharia Mecânica e da Engenharia Mecatrônica da Satc estão trabalhando no desenvolvimento de um respirador para auxiliar no combate a Covid-19. O aparelho é importante para doentes que enfrentam a pandemia do novo coronavírus e precisam de auxílio para respirar. Um protótipo, que já foi desenvolvido e está em fase de testes, deve ser entregue ao Hospital São José ainda esta semana.
“Fomos desafiados a construir um equipamento que ajudasse no combate da Covid-19, e nossa equipe prontamente atendeu e em duas semanas, o que era uma imagem de um aparelho de respiração básico virou um equipamento que vai ajudar no combate ao vírus”, afirma o diretor geral da Satc, Carlos Antonio Ferreira.
A solução de problemas é um dos pilares da formação acadêmica da Satc e, diante de um problema da comunidade, não seria diferente. “Mais do que ajudar no processo delicado como esse, percebemos no olhar e na atitude tanto de alunos como professores um desejo muito forte de contribuir e ajudar na construção de um projeto para solucionar um problema. Todos estiveram muito engajados, trabalharam muito e temos esse protótipo para ser testado. É o primeiro passo de muitos que virão pela frente”, reforça o diretor.
Este é o primeiro de outros cinco respiradores que devem ser produzidos pela Faculdade Satc. “A partir do primeiro que estiver rodando os outros serão feitos em série. A intenção é que outras empresas, que quiserem ser parceiras, possam pegar o projeto e replicar ele em maior quantidade”, explica o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica, João Mota.
Máscaras de proteção também foram desenvolvidas

Paralelo a isso, ganha forma na impressora 3D a máscara facial que é usada por médicos e enfermeiros para a proteção individual. Essa proposta de protetor facial para os profissionais da saúde vem reforçar o apelo global das organizações espalhadas pelo mundo todo que possuem impressoras 3D e estão usando essa tecnologia para ajudar na proteção ao Covid-19.