Regional distribui 40 doses de vacina para hepatite A

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/01/2016 - 14:01 - Atualizada em: 13/01/2016 - 09:02

 

O desabastecimento de vacinas para a rede pública, que é nacional e resultou em esclarecimento emitido na quarta-feira (6) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), está restringindo a distribuição de doses nas unidades com imunização de Jaraguá do Sul e região.

Na quarta-feira, a enfermeira responsável pelo setor de Imunização da 24ª Gerência Regional de Saúde, Clauri Mara Bihr, repassou apenas 20 doses do medicamento Havrix, que combate a hepatite A infantil, para a Central de Imunização da Rua Reinoldo Rau, em Jaraguá do Sul, mais 20 doses para Massaranduba, ao combate de Hepatite A adulto, que tinha uma lista de espera de 40 doses. “O Ministério não dá previsão para normalizar a distribuição e diz que há atraso no fornecedor das vacinas e depende de inspeção da Vigilância Sanitária”, observa.

O documento da Dive-SC confirma que há pelo menos dois meses não são recebidas as vacinas contra a hepatite A, hepatite B, tetraviral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela (catapora), e varicela monovalente, que protege contra catapora, “e nos meses anteriores o quantitativo enviado não alcançou a total necessidade do Estado”.

Segundo Clauri Mara, a meta mensal para imunização de hepatite A infantil em Jaraguá do Sul é de 220 doses (que pelo novo calendário vacinal do Ministério da Saúde, passou de bebês de um ano, em 2015, para bebês de um ano e três meses). Ainda de acordo com informações da Gerência Regional de Saúde, os demais municípios da região receberam as doses disponibilizadas para janeiro em dezembro de 2015. Em função do recesso de férias, não foi possível conferir a quantidade recebida de doses, nem a demanda dos demais municípios.

A enfermeira responsável pela Central de Imunização da Rua Reinoldo Rau, enfermeira Marina Marques Fogaça, que desde a segunda-feira (4) atende em média 150 pessoas por dia na unidade, confirma a situação das vacinas. Outra unidade que está com a sala de vacina em funcionamento essa semana é a da Vila Lenzi. O retorno dos postos de saúde é gradativo no período, já que o ponto facultativo e as férias coletivas da Prefeitura de Jaraguá do Sul iniciou dia 21 de dezembro de 2015 e vai até 22 de janeiro de 2016.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação