Região de Jaraguá do Sul recebe 1.540 doses da vacina infantil contra a Covid-19

Foto: Dive-SC/Divulgação

Por: Claudio Costa

16/01/2022 - 08:01 - Atualizada em: 16/01/2022 - 15:24

A Dive-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) iniciou a distribuição das doses da vacina contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.

Após o recebimento de 39.800 doses em Florianópolis, foram enviadas 1.540 doses do imunizante da Pfizer para a região de Jaraguá do Sul na manhã deste sábado (15).

De acordo com as informações da Dive-SC, foram enviadas por via terrestre 80 doses para Massaranduba, 90 para Corupá, 140 para Schroeder, 270 para Guaramirim e 960 para Jaraguá do Sul. A população nessa faixa etária na região está estimada em 26.749 crianças.

 

 

Segundo o Secretário de Estado da Saúde André Motta, a vacinação das crianças de 5 a 11 anos é um direito de cada família e um passo importante no combate ao coronavírus.

“Precisamos proteger as nossas crianças. Então, a chegada das vacinas para elas é um alento. Precisamos seguir com a vacinação no nosso Estado”, ressalta Motta.

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, assinala que começou mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, a de crianças de 5 a 11 anos.

“Proteger esse público é tão importante quanto proteger idosos, adultos e adolescentes do coronavírus. Por isso, a distribuição dessas doses será realizada em até 24 horas para que os municípios deem início à aplicação das vacinas nas crianças o quanto antes”, explica Macário.

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos ocorrerá simultaneamente em dois grupos.

O primeiro grupo será formado por aquelas com deficiência permanente (física, mental, intelectual ou sensorial); portadoras de comorbidades; indígenas; quilombolas; e que vivem em abrigos e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de COVID-19.

O segundo será das demais crianças e, deve ocorrer por faixa etária, da maior idade para a menor.

Sendo assim, crianças com 11 anos serão as primeiras a serem vacinadas dentro do grupo por faixa etária.

As doses serão distribuídas aos municípios de forma proporcional, segundo estimativa populacional do IBGE 2020 que é de 642.800 crianças nesta faixa etária.

Exceto para a população indígena que será contemplada, já nesta primeira remessa, com 100% das doses necessárias para a imunização de todas as crianças de 5 a 11 anos.

Crianças indígenas serão vacinadas pelas áreas que atendem esse grupo.

Para as demais crianças, os municípios devem organizar as estratégias de vacinação no seu território, de forma a atender simultaneamente o grupo prioritário e o grupo por faixa etária.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp