Uma obra aguardada há, pelo menos, duas décadas. Para alunos, pais e professores da Escola Municipal Albano Kanzler, no bairro Nova Brasília, o sonho de uma unidade escolar totalmente nova, mais segura e moderna, está cada vez mais perto de se tornar realidade.

De acordo com a secretária de Educação Ivana Atanásio Dias, a licitação deverá ser lançada nos próximos dias, tão logo o orçamento seja aprovado pela Câmara de Vereadores - o projeto está na pauta de votações desta terça-feira (11).

Segundo a secretaria, é uma obra grande e complexa que contempla uma série de investimentos, como melhorias no refeitório, caixa de água, cozinha, banheiros, passarela (que será desmontada e totalmente reconstruída), além de adequações de acessibilidade de todos os pavimentos e o ginásio de esportes à Norma Brasileira de Acessibilidade, prevenção contra incêndio, entre outros.

“Buscamos atuar preventivamente na manutenção das estruturas, com investimentos que promovam maior segurança e conforto à comunidade escolar como um todo”, reforça a secretária de Educação.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

A obra compreende a reforma de uma área de 4.14,22m2 e a ampliação de outros 536,77m2, com investimento em torno dos R$ 7,3 milhões e prazo de conclusão de até 2 anos e meio.

A unidade atende 764 estudantes, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e segundo a diretora, Marcilene Campregher, a comunidade escolar há anos espera pela construção.

“Estamos ansiosos, a obra foi muito pensada, discutida e finalmente está saindo do papel e se tornando uma realidade”, pontua.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

A arquiteta do Município e autora do projeto, Eliziana dos Reis, lembra que vários itens de acessibilidade e segurança, necessários, estão previstos na reforma.

“Os projetos foram elaborados para sanar todas as deficiências, patologias e inadequações encontradas, oriundos de reformas e ampliações efetuados em diversos momentos da história, muitas vezes com recursos escassos e que hoje demandam um trabalho maior e mais complexo para adequar salubridade, segurança e acessibilidade em mais de 4.000,00 m2 de área”.

Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul.