Reforço contra a Covid-19 é liberado para nova faixa etária de idosos em Jaraguá do Sul

Foto Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

01/10/2021 - 08:10 - Atualizada em: 01/10/2021 - 08:24

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abre a partir desta sexta-feira (01), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 (D3), para pessoas com idade de 70 anos ou mais. Neste caso, a dose de reforço é destinada para as pessoas com mais de 70 anos que receberam as duas primeiras doses de vacina contra a Covid até o dia 30 de abril.

Ainda é reforçado que continue sendo imunizados adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas acima de 18 anos que ainda não receberam nenhuma dose. A aplicação da segunda dose (D2), também segue normal, de acordo com o agendamento.

A partir desta sexta-feira (1), estará antecipando a aplicação da segunda dose (D2) para pessoas que receberam a primeira dose (D1) do imunizante Pfizer antes do dia 1 de agosto.

“Estes munícipes podem se dirigir à Central de Vacinação do Parque Municipal de Eventos a partir desta sexta-feira para a aplicação da segunda dose antecipadamente, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde”, explica o secretário municipal de saúde, Alceu Gilmar Moretti.

12 anos

Adolescentes com idade de 12 anos completos devem estar acompanhado pelos pais e/ou responsáveis legais ou apresentar a Declaração de Autorização para Adolescente disponível no site da prefeitura assinado por um dos pais ou responsável legal, além de apresentar documento pessoal com foto, carteirinha de vacinação e comprovante de residência.

Reforço para 70+

Pessoas que receberam as duas doses da vacina até 30 de abril deve apresentar os seguintes documentos:

  • Apresentar documento pessoal com foto;
  • Carteirinha de vacinação;
  • Comprovante de residência;
  • Nos casos de idosos acamados ou residentes em abrigos, asilos ou instituições do gênero, a vacinação pode ser feita no local, bastando para isso o familiar ou responsável entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima e informar a condição.

18 anos ou mais

Permanece a aplicação da primeira dose (D1) para pessoas com qualquer idade acima de 18 anos.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose (D2) de acordo com a data na carteirinha de vacinação ou que estejam com o calendário vacinal contra a Covid atrasado.

No caso do imunizante Pfizer, está sendo antecipada a segunda dose (D2), de 12 para oito semanas, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Pessoas que tomaram a D1 antes do dia 1 de agosto, podem receber a segunda dose (D2), antecipadamente.

Central de vacinas Covid-19

Pavilhão “A” do Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe
Rua Walter Marquardt, 910 – Bairro Barra do Rio Molha

Horários de atendimento

Segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h