Nesta segunda-feira (2), a Rede OCP de Comunicação lançou uma nova programação de podcasts focados em Jaraguá do Sul e região. Serão seis programas diferentes sendo veiculados de segunda a sexta-feira, trazendo a discussão e aprofundamento de informações locais.

Os programas estão disponíveis em todas as plataformas de streaming, como Castbox, Apple Podcast, Spotify, Amazon Music, entre outros, além de uma seção especial dos podcasts no site do OCP News.

O formato traz discussão de informações que afetam a vida das pessoas de forma mais aprofundada e descomplicada, possibilitando ser ouvido no caminho para o trabalho, durante uma caminhada ou qualquer outra atividade de rotina, podendo ser pausado e retomado a qualquer momento.

Os podcasts têm sido considerados uma reinvenção das rádios na internet justamente por esse aspecto: podem ser ouvidos onde e quando o usuário quiser.

Conforme o presidente Rede OCP de Comunicação, Walter Janssen Neto, o consumo de podcasts é uma tendência mundial e a busca por esse formato tem crescido no Brasil. No entanto, existe a carência de programas que conversem com o público da região, trazendo também esse enfoque hiperlocal.

"O podcast aproxima o público da informação, oferecendo conteúdos aprofundados de forma acessível. Temos uma equipe de profissionais de diversas editorias que estará focada em explorar esse formato com assuntos diversos, com a qualidade, profundidade e compromisso do OCP”, destaca Janssen Neto.

Presidente da Rede OCP News, Walter Janssen Neto. Foto Laura Petry/OCP News

A programação vai contar inicialmente com podcasts sobre economia, esportes, saúde, política, cultura e tecnologia.

Segundo o produtor audiovisual Wagner Fox, consultor do projeto, apostar nesse formato reflete a visão apurada da Rede OCP, que está buscando novas ferramentas e formas de comunicação. “Esse é o futuro”, define.

A coordenadora do projeto, Katherine Rafaele Viebrantz afirma que o intuito é expandir o projeto aos poucos, aumentando as gravações e criando novos programas.

“Existem muitos podcasts circulando, mas poucos com opiniões e informações locais. Acredito que a população precisa de um conteúdo mais próximo e presente no dia a dia”, reforça.

Cada dia da semana contará com podcasts voltados a uma editoria, abordando termas diversificados. Foto Laura Petry/Divulgação

O presidente ressalta que a Rede OCP investe continuamente em ferramentas e tecnologia para corresponder às novas demandas do público, atendendo a uma audiência cada vez mais crítica e diversa.

“Trabalhamos de forma multimídia, estruturando desde o jornal impresso, ao nosso portal com notícias em tempo real, até programas em vídeo para diferentes plataformas. A programação de podcasts, nesse formato dinâmico de comunicação, fortalece nosso compromisso de oferecer produções de qualidade à comunidade local”, finaliza.

Programação diversificada

Toda segunda-feira irá ao ar o programa OCP Dinheiro, com foco em economia; às terças entra o OCP Saúde, uma extensão do programa Mais Saúde da Rede OCP, a ideia é trazer informações curtas e direcionadas sobre diversos assuntos em parceria com os médicos de Jaraguá do Sul.

Quarta-feira terá OCP Política, que tem a intenção de trazer pautas relevantes sobre a política da região e pontos de vista sobre a política nacional, dando um contexto mais próximo da realidade jaraguaense.

Programas terão convidados e especialistas para comentar assuntos com profundidade. Foto OCP News

No mesmo dia entra o programa Pages of Duda, um podcast cultural voltado ao universo dos livros, trazendo sinopses e mais detalhes sobre publicações para instigar os leitores.

OCP Esportes, voltado para acontecimentos locais, com comentaristas e entrevistas, será disponibilizado toda quinta-feira.

Com o advogado e colunista Raphael Rocha Lopes, o podcast Disrupção.TUDO fecha a programação na sexta-feira falando sobre tecnologia e comportamento digital, com a visão de um especialista da área.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp