A partir desta quarta-feira (8), a Rede Nacional da Saúde do Homem tem disponível em sua sede, na rua Expedicionário Gumercindo da Silva, as camisetas personalizadas da campanha Novembro Azul. Os produtos serão vendidos por R$ 25 para arrecadar recursos para que a entidade fortaleça ações de apoio e prevenção. O presidente da rede, Antônio Marcos de Souza, destaca que o grande objetivo é fazer com que a população “vista essa camisa durante o ano todo”. “A ação que ocorre em novembro é apenas um lembrete para a prevenção dos homens, que deve partir dos hábitos mais simples de saúde no dia a dia”, enfatiza Marcos de Souza. Neste sábado (11), a rede estará presente no encontro de motoqueiros, na Sociedade Aliança. A equipe irá distribuir informativos e preservativos, além de realizar testes de pressão. No dia 18, a entidade promove uma caminhada de conscientização pelo Centro de Jaraguá do Sul, com ponto de saída no supermercado Giassi. Ao fim do trajeto, serão sorteados prêmios para o público. Já no dia 18, também em um sábado, será realizado um almoço no Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Vestuário. A renda arrecadada com a venda dos ingressos também será revertida para as ações da Rede. Segundo o presidente, a entidade ainda não tem um horário de atendimento determinado, mas está funcionando em horário comercial, de segunda a sexta-feira. Futuramente, os produtos personalizados da entidade também devem ser disponibilizados pela internet.

No Brasil, a estimativa é que o ano de 2017 chegue ao fim com 61,2 mil casos novos de câncer de próstata e cerca de 13.770 mortes.

A campanha Novembro Azul nasceu da iniciativa de um grupo de amigos na Austrália, que teve a ideia de promover uma campanha contra o câncer de próstata. Assim surgiu o Movember, junção entre os termos mustache (bigode, em inglês) e novembro (november, em inglês), que chegou ao Brasil como Novembro Azul, no fim dos anos 2000. Ajude a Rede As empresas ou entidades que queiram encomendar as camisetas da campanha em grande quantidade devem entrar em contato pelo e-mail redesaudedohomem@gmail.com. As peças custam R$ 25. Para o almoço no dia 18, as reservas podem ser feitas até sexta-feira (10), pelo telefone da entidade: 3376-5867. Cerca de 500 lugares estão disponíveis. LEIA MAIS: Novembro Azul destaca cuidados com a saúde do homem e combate ao câncer Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens