O Governo de Içara, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai), em parceria com a empresa Eskimó e com o apoio da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, entregou na tarde desta sexta-feira (21) a premiação às 12 unidades escolares municipais participantes do projeto "Recicla Escola". O ato oficial aconteceu no auditório Osvaldo Duarte, Paço Municipal Ângelo Lodetti.

 

O resultado geral da ação, que durou quatro meses e meio, totalizou 875,8 m³ de resíduos arrecadados. O que corresponde, aproximadamente, a cerca de 350 toneladas de lixo que deixaram de ir pro aterro sanitário e foram para a reciclagem. A escola Theóphilo Cassemiro Silveira foi a campeã, seguida pela unidade escolar Profª Maria Barcelos Puziski, e Hercílio Serafin, em terceiro.

 

"São 350 toneladas de resíduos destinados da maneira correta. Esse projeto promoveu o bem das mais variadas formas como, por exemplo, ao meio ambiente e à associação de catadores. E, ainda, temos o prazer de ter contado com a parceria desta grande empresa, a Eskimó, que abraçou a causa", disse a prefeita Dalvania Cardoso. "O maior ganho foi o aprendizado, a valorização do meio ambiente, os ensinamentos que as crianças vão levar para a vida", acrescentou o empresário Pedro Reis.

 

"Vivemos em um planeta que muito nos dá, mas precisamos entender o que nos é dado e respeitar. Essa, entre outras tantas ações desenvolvidas pela Fundai assim como nosso trabalho cotidiano, foi uma importante ferramenta de orientação, conscientização e aprendizado. Parabéns a todos os envolvidos", ressaltou o diretor superintendente da Fundai, Ibanez Aníbal Zanette.

 

Sobre o "Recicla Escola"

 

O projeto Recicla Escola é uma iniciativa público-privada que foi idealizado pelos colaboradores Felipe Ghedin Vieira (Fundai) e Priscila dos Reis Martins (Eskimó). A proposta consistiu, ao longo de quatro meses e meio, na colocação de contêineres coletores de materiais recicláveis em escolas municipais de ensino fundamental (4.075 alunos), premiando, ao final da ação, as que mais coletaram.

 

Cada escola recebeu um container de 1000 litros, plotados com a arte do projeto, no qual os alunos depositaram seus resíduos recicláveis secos (papel, plástico, vidro e metal), tanto os gerados na escola quanto os residenciais. O lançamento ocorreu em junho na abertura do mês de meio ambiente.

"O Recicla Escola teve como objetivo incentivar as crianças e adolescentes a fazerem a triagem dos resíduos entre recicláveis e não recicláveis em suas casas, e promover a inclusão social dos catadores a partir do encaminhamento correto desses resíduos à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis por um Amanhã Melhor, localizada em nosso município", explicou Vieira. "Um projeto importante, com resultados significativos numericamente, mas que cumpriu o principal papel, o de conscientizar e motivar para a destinação correta dos resíduos. Sensação de dever cumprido", emendou Priscila.

 

Sobre a premiação:

As 12 escolas participantes receberam certificado de participação e terão um dia de picolé oferecido pela empresa parceira: Eskimó. Isso deve acontecer na próxima semana. Já as três primeiras colocadas, além desses prêmios, levaram troféu e um projetor LED portátil.

 

1ª - EMEF THEOPHILO CASSEMIRO SILVEIRA

2ª - EMEF PROFª MARIA BARCELOS PUZISKI

3ª - EMEF HERCÍLIO SERAFIN

4ª - EMEF IGNÁCIO JOÃO MONTEIRO

5ª - EMEF LÚCIA DE LUCCA

6ª - EMEF SÃO RAFAEL

7ª - EMEF ÂNGELO ZANELLATO

8ª - EMEF TRANQUILLO PISSETTI

9ª - EMEF PAULO RIZZIERI

10ª - EMEF MARIA ARLETE B. LODETTI

11ª - EMEF JOSÉ FERNANDES SILVEIRA

12ª - EMEF QUINTINO RIZZIERI