Há quatro meses, uma mudança no visual do Parque Malwee tem chamado a atenção dos jaraguaenses que frequentam o principal ponto turístico de Jaraguá do Sul: a lagoa central foi completamente esvaziada para uma manutenção geral.

Com a retirada da água, a estrutura física da lagoa passou por uma avaliação intensa. As calçadas ao redor da área, por exemplo, foram recuperadas, uma vez que alguns pontos tinham um leve sobressalto no concreto.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

De acordo com gestor de manutenção Ivan Cesar Sallgatter, os pedalinhos, um dos principais atrativos do parque também receberam melhorias. Segundo Sallgatter, as obras de manutenção custaram cerca de R$ 300 mil.

Fator climático será determinante

Apesar da retirada da água, Ivan garante os reparos no local não inibiu turistas de frequentar os outros atrativos que o parque oferece. "As pessoas continuam realizando suas caminhadas e as choupanas ainda são usadas para os tradicionais churrascos de fim de semana", conta.

Segundo Sallgatter, no decorrer desta semana os trabalhos de manutenção devem ser finalizados e a partir da próxima segunda-feira (15), a lagoa deve voltar a ser reabastecida.

Foto Eduardo Montecino/OCPNews

Entretanto, a questão climática será um fator determinante para a continuidade do reabastecimento. "Caso chova, a previsão é que no início do mês de setembro ela esteja cheia", adianta. "Porém, como não deve chover muito nos próximos dias, acredito que possa demorar um pouco mais", completa Ivan.

Melhorias para atender o público

Além da manutenção da lagoa, o parque também recebeu novas melhorias em março quando foram substituídas 1.579 lâmpadas fluorescentes por equipamentos com a tecnologia de LED. Visando reduzir o consumo de energia elétrica, a iniciativa contemplou toda a área externa da unidade.

A ação fez parte do projeto que prevê a adoção de energia sustentável em todas as quatro unidades da Malwee.  Até então, apenas o escritório corporativo em São Paulo possuía iluminação ecoeficiente.

Em 2017, o parque também recebeu novos quiosques, churrasqueiras e revitalização das calçadas.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger