Raumak: 35 anos de conquistas e soluções inovadoras

Por: OCP News Jaraguá do Sul

02/03/2016 - 11:03 - Atualizada em: 02/03/2016 - 11:10

Com muita garra e dedicação, Raulino Kreis e Maurilia da Silva Kreis embarcaram em uma batalha que marcaria e mudaria o destino de suas vidas. Com garra e determinação, o casal decidiu abrir a própria empresa de máquinas para atender a demanda do mercado. “Se não tentar, nunca saberemos se vai dar certo ou não”. Assim, com o pensamento positivo e encarando de frente todas as possibilidades, o casal iniciou uma história que hoje completa 35 anos. Anos esses de soluções inovadoras e tecnológicas, alta produtividade e produtos com design exclusivo.

A empresa que começou no quintal da casa da família Kreis, agora ultrapassa os limites geográficos de Jaraguá do Sul. Estando por 18 anos sob o comando de Raulino Kreis (in memorian) e Maurilia da Silva Kreis, hoje a empresa é administrada pela segunda geração da família. O presidente e CEO é Raulino Kreis Junior e Dona Maura, como é conhecida, permanece como membro do Conselho Administrativo.

Com a emoção tomando conta da fala, dona Maura relembra da trajetória ao longo desses 35 anos. “Passamos por muitas dificuldades e tantas histórias, mas persistimos”, conta. Ao lado do ex-marido, ela comandava a Metalúrgica Kreis – primeiro nome dado à empresa. Seu Raulino era a mente criativa. Projetava, fabricava, vendia, montava e instalava os equipamentos. “A empresa era muito entorno dele, da criatividade dele”, conta. Os dois seguiram na frente da empresa até 1999.

DSC00504

A herança do empreendedorismo, criatividade e administração seguiu pelo sangue da família Kreis e foi recebida por Raulino Kreis Junior, que encarou o desafio de dar continuidade ao trabalho iniciado pelos pais. O trabalho que começou muito manual e aquém das tecnologias passou a ser automatizado e cada vez mais inserir a tecnologia em seu dia a dia, desde a formação dos produtos até no próprio trabalho da equipe Raumak. “Ver o crescimento contínuo de nossa empresa, é uma emoção que eu sinto. A empresa gera crescimento pessoal e profissional anualmente. É gostoso ver isso acontecer”, enfatiza dona Maura.

Para Kreis Jr, que está há 16 anos no comando da empresa, é uma imensa satisfação ver o caminho que a empresa vem trilhando. “Não imaginava que iríamos tão longe porque sempre fomos uma empresa local, brasileira, nascida aqui  em Jaraguá do Sul, fundo de quintal mesmo. Uma empresa tradicionalmente familiar que foi se profissionalizando com o tempo. Então, no meu início, não imaginava que chegaríamos tão longe geograficamente, mas com o passar do tempo começou a despertar isso e estamos colhendo bons frutos”, diz. Hoje, com 35 anos, o empreendimento atende o mercado interno e externo, tem uma filial nos Estados Unidos e conta com cinco empresas no Grupo Raumak: Packaging, Export, Robotics, North America e Metal.

Planos para o futuro

Uma filial nos Estados Unidos, cinco empresas fazendo parte do grupo Raumak, cerca de 60% das vendas destinadas à exportação e a participações em diversas feiras nacionais e internacionais ao longo do ano. Essas são algumas das metas e resultados alcançados pelo Grupo Raumak nesses 35 anos, que segue em expansão e consolidando seu nome junto ao mercado de processos automatizados. Como forma de melhorar os serviços oferecidos e o ambiente de trabalho, ampliando a capacidade de produção, o grupo adquiriu um novo terreno localizado às margens da BR-280, em Guaramirim. Nos cerca de 54 mil metros quadrados, tamanho cinco vezes maior do que o atual terreno onde a empresa está localizada, será construída uma nova sede da Raumak. O setor administrativo deve ser mantido no atual prédio e a produção deve ser transferida para o novo local. A ideia da presidência é de que tudo esteja pronto até 2018. Dessa forma, o Grupo Raumak segue projetando crescimento e muitas novas conquistas para os muitos anos de sucesso que estão por vir.

J401_C 318

Assumindo a gestão e o compromisso com o crescimento

Quando resolveu comprar a parte do pai na empresa, Raulino Kreis Junior, sabia que teria muita responsabilidade pela frente. Acompanhando praticamente desde quando a empresa iniciou, ao crescer, o jaraguaense percebeu que a Raumak também precisava continuar em ascendência e para isso tomou atitudes. “Precisaríamos de alguma coisa a mais para podermos continuar nesse crescimento e um crescimento mais sólido. Então, decidi começarmos a trabalhar na exportação. Até então, basicamente, a empresa só atendia o mercado nacional. No ano de 2000, montamos um setor de exportação e contratamos um profissional já com experiência nessa área, e começamos a participar de feiras a nível internacional”, conta. Ele explica que as participações em feiras eram justamente para buscar parceiros, tanto representantes e distribuidores  quanto para começar a desenvolver clientes. “Para nossa grata surpresa nosso produto foi bem aceito logo no começo e a exportação começou a crescer. Em 2015, fechamos o ano com 60% de exportação”, enfatiza. Hoje, encara esse mercado como sendo de essencial importância para a empresa, devido ao “momento político e econômico no qual o país se encontra”.

Tal compromisso com o crescimento da Raumak não parou. Depois de começar a atender o mercado externo, aumentou também a preocupação em desenvolver mais tecnologia para as máquinas “Com as participações em feiras do mundo inteiro levamos também a equipe técnica para visitar e com isso começamos a perceber o desenvolvimento e o que nós tínhamos que melhorar em nossos equipamentos. Começamos a aplicar essas tecnologias e com isso grandes marcas começaram a nos procurar porque perceberam na Raumak um potencial”, diz.

Em 2014 ocorreu a abertura da mais nova empresa do Grupo, a Raumak Metal. Uma empresa especializada na distribuição de aço inox e carbono para todo o Sul do país.

Nesses 35 anos, a empresa já está consolidada no mercado nacional e internacional, oferecendo uma linha completa para acondicionamento e movimentação de produtos.  O crescimento impulsionado por Kreis Jr. nessas cerca de 16 anos em que esteve a frente da gestão, é reforçado a cada dia. “A empresa cresceu mais de 10 vezes nestes últimos anos. Tudo, claro, baseado no início do trabalho de meus pais que fizeram toda a base, mas com esse trabalho da continuidade e evolução dos equipamentos, abertura de mercado, aumento da equipe e com treinamento constante conseguimos crescer e seguimos nesse crescimento”, enfatiza.

DSC_4166

” A empresa cresceu mais de 10 vezes nestes últimos anos” Raulino Kreis Jr.