Rota das Cachoeiras de Corupá ganha rampas de acessibilidade

Criar rampas de acessibilidade na Rota das Cachoeiras estava há mais de 15 anos nos planos da Prefeitura de Corupá. E neste domingo (21), o projeto, que contempla 150 metros, finalmente será inaugurado. O deck dá acesso do estacionamento até a primeira cachoeira, chamada de Suspiro.

O diretor executivo da Rota das Cachoeiras, Reinaldo Langa, disse que desde 2002 vem buscando angariar recursos para executar o projeto.

Ao longo dos anos, a obra até chegou a ser iniciada, mas fortes chuvas atingiram a rota e destruíram a obra, trazendo a necessidade de mais recursos.

Futuramente será instalada uma corda guia para facilitar ainda mais o acesso para os deficientes visuais. | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Mas em 2017 uma ação conjunta entre o Ministério Público de Santa Catarina, a Prefeitura de Corupá e a Mobasa Reflorestamento, que administra a reserva, conseguiu R$ 300 mil para realizar os trabalhos.

A construção teve início em janeiro de 2018 e passou por vários testes. “O objetivo é atender cadeirantes, idosos e deficientes visuais”, conta.

Entre os testes, a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi) trouxe um deficiente visual em Corupá para caminhar na trilha e ver se o local atendia suas necessidades.

“Ele andou sem bengala e falou que se sentiu confortável e tranquilo”, relata Reinaldo.

O diretor executivo também fez questão de enfatizar que tem corrimões nos dois lados do deck e que futuramente será instalada uma corda guia para facilitar ainda mais o acesso para os deficientes visuais.

“Trabalhamos analisando os riscos. Começamos pelo maior e agora vamos analisar outras coisas para melhorar”, enfatiza.

O Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Juliano Millnitz, disse que a cidade está com várias ações para fomentar ainda mais o turismo de Corupá.

Ele ficou encantando ao fazer parte em uma obra com tanta importância para a inclusão. “Não tenho palavras para descrever a alegria de um trabalho desse. Agora eles vão poder sentir a briza da cachoeira, o vapor da água e a energia do lugar”, cita.

Juliano fala que Corupá está dando um passo fundamental para que os turistas com necessidades especias tenham uma pequena amostra do que o município tem.

A inauguração está marcada para começar às 10 horas de domingo (21). Depois terá uma visita livre na trilha Passa Água, com 2.950 metros.

Quer receber as notícias no WhatsApp?