Com a presença do público e atrações artísticas, a Quermesse de Tradição e Cultura 2022 foi oficialmente aberta na noite da última quinta-feira (27), na Praça Nereu Ramos. Os criciumenses aproveitaram o clima agradável da última noite para apreciar as apresentações e os quitutes típicos. A abertura oficial contou com a presença do prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, o vice-prefeito Ricardo Fabris, vereadores e secretariado municipal.

 

A festa é um resgate histórico e cultural da cidade. Conforme o prefeito, o criciumense tem a tradição de visitar praças e parques.

 

“O retorno para a Praça Central de Criciúma é um resgate histórico. O criciumense sempre gostou de ir nas praças e parques, é um hábito comum da nossa gente. E o retorno da tradicional Quermesse na Praça Nereu Ramos é um exemplo disso, está na cultura do criciumense”, frisou o prefeito.

 

A primeira edição da Quermesse ocorreu na década de 80 com a participação de cinco etnias. A partir de 2000, ela ganhou um novo nome e começou a ser conhecida como a Festa das Etnias.

 

“É uma noite muito especial. O público veio para praça, aproveitou as apresentações, trouxe a família e conseguiu saborear os quitutes. É lindo ver o coração de Criciúma movimentado e ganhando vida. O evento é retorno às tradições e mostrar a nossa história e a cultura das etnias que formam a nossa gente”, destaca o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Zalmir Casagrande.

 

A quermesse continua nesta sexta-feira (28) com apresentações a partir do 12h. A praça de alimentação conta com quitutes de oito entidades participantes e representantes das sete etnias que povoaram Criciúma: alemã, árabe, espanhola, italiana, negra, polonesa e portuguesa. Além disso, o evento tem atividades artísticas, como a do artista plástico Breno Stern, que está desenhando retratos na hora. A profissional de circo, Daniela Barreto, também realiza uma série de brincadeiras com o público infantil.

 

Programação:

Sexta-feira – 28/10

12h – Ju Marciano
14h – Tarde dançante da Terceira Idade c/ Gustavo Duarte
17h – Vitor Nesi e Grupo
18h – Coral Show Criança Feliz
18h30 – Ballet Tamara Dalmolin
19h – Atomic Dance Team
19h30 – Grupo MultStyle
20h – Grupo Bellystars Dança do ventre
20h30 – Escola de Talentos SATC
21h – Banda Stylus

Sábado – 29/10

9h30 – Fanfarra EMEB Serafina Milioli Pescador
10h – Família Matos e Viola
11h – Escola de Dança Nova Jerusalém
11h30 – Caique Lima Samba e Pagode
12h30 – Chorinho Carvoeiro – Roda de Choro
13h30 – Reverendo John Paul
14h30 – Raul Seixas Cover c/ Valmício de Pieri
15h30 – Dança Afro c/ Grupo de Estudo e Experimentação da Identidade Afro-Brasileira
15h50 – Dança Alemã c/ Immerfroh Volkstanzgruppe
16h15 – Dança Espanhola c/ Anderson Cristiano e Grupo
16h30 – Dança Polonesa c/ Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialy
17h – Santa Missa – Catedral São José
18h20 – Gilson Naspolini Drummer
19h30 – Dança Italiana com Grupo Folclórico Valsugana
20h – Escola de Dança Viviane Candiotto
20h30 – Mamonas Assassinas Cover c/ Banda Aracnídeos
21h30 – Elton & Everton