Quedas na terceira idade: saiba como prevenir

Foto Divulgação

Por: Giulia Venutti

30/06/2019 - 11:06 - Atualizada em: 30/06/2019 - 11:40

Todas as pessoas podem em algum momento da vida acabar sofrendo alguma queda. Porém, quando isso acontece com um idoso, as consequências tendem a ser mais graves. Por isso, a atenção é necessária para evitar problemas decorrentes deste tipo de situação.

De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é de que haja uma queda para cada três pessoas com mais de 65 anos. A cada 20 casos, um resulta em algum tipo de fratura ou necessita de internação e atendimento médico. Entre os idosos com idade superior a 80 anos, 40% caem a cada ano.

As quedas, por menores que sejam, podem acabar causando lesões e fraturas difíceis de recuperar. Segundo o geriatra cooperado à Unimed, Dr. Roberto Esmeraldino, as principais fraturas são no fêmur, punho e coluna.

“Em alguns casos, as quedas ocasionam somente alguns danos leves, como hematomas, contusões ou inflamações locais. Mas, em situações mais graves, as fraturas ósseas e sangramentos intracranianos são algumas das possibilidades, e é por isso que devemos estar atentos à prevenção”, ressalta.

Tendo em vista esta situação, o importante é tomar cuidado para evitá-las. “Alguns fatores externos, como calçadas irregulares, pisos escorregadios, tapetes e brinquedos espalhados podem dificultar a locomoção da pessoa idosa, causando a queda”, lembra Esmeraldino.

O médico ainda chama a atenção para algumas doenças e medicamentos que aumentam o risco de quedas de pessoas idosas. “Outra questão importante a ser levada em consideração são as doenças como Alzheimer, Parkinson e outras comuns nessa idade, que podem também afetar a locomoção. O uso de alguns medicamentos pode causar tonturas e confusão mental, também aumentando os riscos”.

Como prevenir quedas na terceira idade?

É necessário ficar sempre atento e evitar situações que possam causar o problema, como manter tapetes e móveis fora do caminho, além de outros objetos que atrapalhem a locomoção. Em alguns casos, a instalação de barras de suporte pela casa e o uso de bengalas ou andadores podem auxiliar a mobilidade de pessoas idosas.

Manter um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios físicos, bons hábitos alimentares e visitas regulares ao médico, também é importante e ajuda a prevenir quedas.

Quer receber as notícias no WhatsApp?