Quatro focos de Aedes aegypti são encontrados em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul possui 36 focos registrados em 2019 | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

19/01/2019 - 05:01

Desde o dia 1º de janeiro, quatro focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados em Jaraguá do Sul. Três deles estavam no bairro Vila Baependi e um no Água Verde. Apesar dos números, nenhum caso de dengue, chikungunya ou zika foi notificado como suspeito no município até então.

De acordo com a gerente do programa de combate à dengue, Michelli Grasiela Pinheiro, a área no entorno da rodoviária é a mais preocupante.

A equipe da Prefeitura intensificou as visitas domiciliares nesta região e a partir da semana que vem irá começar o agendamento noturno para fiscalizar os prédios localizados no bairro.

O contato está sendo feito com os síndicos dos residenciais. Michelli comenta que no Centro, a equipe do programa de combate vai fazer a segunda visita nas residências e apartamentos. A primeira foi no fim de 2018, já que o bairro foi o segundo com maior concentração de focos no ano passado.

“Pedimos novamente a colaboração de quem mora nos prédios para podermos visitar os locais e ver as situações de risco”, aponta. Os profissionais que realizam as rondas estão devidamente uniformizados com coletes verdes.

Em 2018, 50 focos foram detectados em Jaraguá do Sul. Apenas na Ilha da Figueira foram 24. No ano de 2017, o município registrou 37 focos. Michelli reforça aos moradores, principalmente os que vão viajar, que recipientes que acumulem água não podem ser deixados do lado de fora de casa.

Ela comenta que dos quatro focos, apenas um foi encontrado em uma das armadilhas do programa. “Os outros estavam em um ralo, numa bromélia e num vaso de planta. Por isso devemos ficar de olho nos depósitos”, salienta.

Entre o dia 30 de dezembro de 2018 e 12 de janeiro de 2019, 727 focos do mosquito Aedes aegypti foram notificados em 75 municípios catarinenses. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 28,4%. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), 76 cidades são consideradas infestadas.

Também foram detectados 56 casos de dengue em Santa Catarina. Desses, oito foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue e 48 estão sob investigação pelos municípios.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?