Quase 40ºC em Jaraguá do Sul – confira a previsão do tempo completa com o meteorologista Piter Scheuer

Foto: Divulgação

Por: Piter Scheuer

17/01/2022 - 17:01 - Atualizada em: 18/01/2022 - 10:46

Uma intensa onda de calor deve predominar pela região Sul do Brasil, com temperaturas oscilando entre 35°C a 38°C.

O sol aparece, mas com intervalos de muitas nuvens e pancadas de chuva típicas de verão mais no final da tarde e início da noite em Jaraguá do Sul.

Não podem ser descartadas as tempestades de verão.

Previsão do tempo para Santa Catarina

TERÇA-FEIRA (18/01)

CONDIÇÕES DO TEMPO: Uma intensa massa de ar quente (onda de calor) favorece mais um dia com muito calor e abafamento com presença de sol intercalando com alguns intervalos de muitas nuvens. A combinação do forte calor associado às elevadas taxas de umidade relativa do ar, proporcionam a formação de alguns núcleos de instabilidades (temporais passageiros típicos de verão) de maneira mal distribuída especialmente durante a tarde e noite.

Algum transtorno associado a alguma tempestade de verão (chuva torrencial, granizo, raios e vendaval) não pode ser descartado devido o calorão. Algumas cidades não passam de um aumento de nuvens sem o registro de chuva por conta da irregularidade das precipitações com destaque para o Oeste e Extremo Oeste.

TEMPERATURA: Mínimas elevadas no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí durante a madrugada e início da manhã variando entre 21/25ºC, 19/22ºC no Meio Oeste, Planalto Norte e 17/20ºC no Planalto Sul. No Topo da Serra, mínimas entre 16/18ºC. Máximas na marca dos 36/39ºC no Oeste e Meio Oeste, 40/43ºC no Extremo Oeste com destaque para as cidades do baixo vale do Rio Uruguai (região de Itapiranga), 37/40ºC no Litoral Sul, 31/35ºC na Serra e 33/37ºC no Vale do Itajaí e Norte do estado.

UMIDADE: Umidade relativa variando entre 25/40% no Oeste e em torno de 50/80% dos Planaltos ao Leste. Sensação de abafamento.

VENTO: Ventos de nordeste/noroeste com velocidade de 10/20 km/h. Rajadas na ordem dos 45/60 km/h, ocorrem durante os temporais de verão. Em eventuais episódios de tempestades severas, algum registro de vendaval com transtornos não pode ser descartado.