Quase 1,5 mil pessoas com horário agendado faltaram à vacinação contra Covid-19 em Blumenau

Foto Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

06/04/2021 - 14:04 - Atualizada em: 07/04/2021 - 11:05

Cerca de 32 mil pessoas já se vacinaram contra a Covid-19 em Blumenau. Somando as primeiras e segundas doses, a cidade soma mais de 45 mil vacinas aplicadas, mas nem todos os agendamentos feitos resultaram na imunização.

A Prefeitura já registrou 1.488 faltas de usuários que marcaram horário e não compareceram na ocasião agendada. Considerando os dias em que houve vacinação, o número representa, em média, 20 ausências por dia.

Segundo a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, as doses não aplicadas em função do absenteísmo são sempre remanejadas para outros agendamentos. No entanto, o órgão recomenda que, caso a pessoa tenha algum imprevisto que impossibilite o comparecimento, faça o cancelamento pelo telefone 156, opção 2.

Apesar de não haver remanejamento imediato da agenda, com ocupação daquele horário por outra pessoa, a comunicação da falta evita desperdícios do imunizante e auxilia na agilidade para que a Prefeitura possa oferecer novas agendas de vacinação.

Atenção para o horário do agendamento

De acordo com a Prefeitura, as pessoas com agendamento devem chegar à Central de Vacinação, localizada no Setor 1 do Parque Vila Germânica, com, no máximo, 15 minutos de antecedência do horário marcado. A medida tem como objetivo organizar a logística e otimizar o atendimento no local.

Na ocasião da vacinação é importante que o usuário observe alguns critérios, como não apresentar febre acima de 37,5°C ou sintoma de infecção nas 24h anteriores ao agendamento. O paciente também não pode ter registro de diagnóstico positivo para Covid-19 nos últimos 30 dias nem ter recebido outras vacinas nos últimos 15 dias.