Desde 2003, quando o Hospital Municipal Bom Jesus foi fechado, Araquari não oferecia atendimento de urgência e emergência 24 horas. Nesta segunda-feira (1º), a Secretaria de Saúde de Araquari ampliou de 16 para 24 horas o horário de funcionamento do Pronto Atendimento Prefeito Aci Ferreira de Oliveira. A medida foi marcada por uma cerimônia de inauguração, nas dependências da unidade, dia 1º, às 19h.

Segundo a Prefeitura, a ampliação no horário de atendimento da unidade foi possível devido ao aumento de 55% no valor destinado ao pagamento dos serviços médicos, que inclui ainda o aumento de vagas para especialistas e exames de raios X, eletivos e de urgência. A medida substitui o contrato com o Instituto Vidas no valor de R$ 3,6 milhões por ano e inicia outro com a organização social Redeh Beneficência Cristã, no valor de R$ 5,6 milhões anual.

Pela primeira vez, Araquari terá na rede pública a oferta de exames de radiografia. O contrato permite até 500 exames eletivos, aqueles que são agendados, por mês, além do serviço 24 horas em regime de sobreaviso. Até então, esse tipo de exame era feito no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul, por meio de contrato com a Prefeitura da cidade. Outro exame que foi incluso na rede é o ultrassom doppler, que verifica o fluxo sanguíneo. Além de ampliar em 50 vagas a oferta de exames de ultrassonografia.  Já o Centro de Especialidades Médicas ganhará mais um especialista: pneumologista. E o número total de vagas com os outros 17 médicos especialistas também aumentou, passando de para 920 vagas para 1.100 vagas por mês.

Quer receber as notícias no WhatsApp?