Projeto transforma o bordado da Casa Meyer em patrimônio imaterial de Blumenau

Projeto transforma o bordado da Casa Meyer em patrimônio imaterial de Blumenau Projeto transforma o bordado da Casa Meyer em patrimônio imaterial de Blumenau

Geral

Por: OCP News Vale

quinta-feira, 09:05 - 19/05/2022

OCP News Vale

Na próxima sexta-feira, dia 20, acontece na Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC) a assinatura do projeto de Lei que torna o bordado da Casa Meyer como patrimônio imaterial de Blumenau. A assinatura acontece às 16h, na sala Freya Gross da Fundação Cultural em um evento aberto ao público.

Para a assinatura estão convidados os familiares da família Meyer, bem como bordadeiros e bordadeiras que continuam a tradição do bordado no município e região.

Rodrigo Ramos, secretário da SMC, falou sobre a importância desta conquista através do projeto de lei de autoria da vereadora Cristiane Loureiro.

“As questões de patrimônio imaterial estão intimamente ligadas aos saberes e fazeres desta tradição. Na questão do bordado da Casa Meyer, que nasceu lá no início do século XX, trata-se de uma técnica com bordados únicos que inicialmente eram feitos por homens e depois passaram para a produção em massa pelas mãos das mulheres. Tudo isso transmitido em nosso município através da Casa Meyer, que hoje representa grande importância cultural para nossa cidade”, explica.

Bordado da Casa Meyer
O bordado da Casa Meyer guarda questões e aspectos sociais da comunidade blumenauense como ter uma toalha bordada em casa; o que culturalmente demonstrava o capricho da família. Além disso, o aspecto social foi um dos mais contemplados nesta história; pois ajudou na complementação de renda familiar de muitos lares do município.

Atualmente Blumenau tem pelo menos três grupos que continuam atuando com a técnica na cidade. A ideia é que essas características do passado não se percam e ainda se mantenham atualizadas no contexto atual de Blumenau. Um exemplo disso, é a utilização da técnica nos trajes da realeza da Oktoberfest 2022.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.

×