Projeto que oferece aulas gratuitas para haitianos completa um ano em Jaraguá do Sul

Foto Divulgação

Por: Leonardo Koch

11/10/2019 - 07:10 - Atualizada em: 11/10/2019 - 07:41

O projeto que iniciou durante um estágio e se expandiu para os corredores de uma faculdade de Jaraguá do Sul com o intuito de oferecer aulas gratuitas de português para a comunidade haitiana acaba de completar um ano.

A nova fase do projeto marca uma diversificação do atendimento aos imigrantes com a incorporação de outros parceiros que somarão forças nas atividades.

De acordo com Solange Rosa, responsável pelo programa na instituição, voluntários de uma indústria da cidade vão se revezar nos cuidados e na recreação que acompanham os pais durante as aulas.

Desde o início da ação, a profissional comemora o crescimento dos alunos a cada semestre e revela as próximas iniciativas que serão tomadas para melhorar o atendimento.

Foto Divulgação

“Vamos iniciar um curso de artesanato gratuito, cuja produção será revendida com a ajuda dos parceiros”, destaca a coordenadora.

Nesta nova configuração, a equipe reunirá cerca de 30 voluntários que atenderão 60 haitianos neste segundo semestre de 2019. As aulas recomeçaram há um mês e vão até dezembro.

Ao total, mais de 150 estrangeiros foram impactados pela iniciativa.

Além dos novos apoiadores, a cofundadora do projeto, Maria Teresinha Rosa Bertholdi, e o CRAS de Jaraguá do Sul mantêm-se atuantes, bem como a Italy Turismo, que realiza o transporte dos alunos gratuitamente todas as quartas-feiras.

“Notamos uma motivação e interesse ainda maior dos haitianos nesse ano. Eles estão com mais segurança e domínio do português, especialmente para se comunicar verbalmente. Percebemos mais desenvoltura e interação nas aulas”, relata Solange.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger