Projeto piloto de agendamento online de doses da vacina contra Covid-19 é implantado em Criciúma

Por: OCP News Criciúma

04/05/2021 - 09:05 - Atualizada em: 04/05/2021 - 09:22

Desde a segunda-feira (3), pessoas cadastradas no Minha Vacina da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Quarta Linha podem realizar o agendamento da 1ª e 2ª dose do imunizante contra a Covid-19, por meio do site minhavacina.criciuma.sc.gov.br/.

A iniciativa está em fase piloto e será mais uma ferramenta da plataforma. O portal liberará a opção de agendamento conforme as etapas de vacinação do município. No momento, a imunização está ocorrendo em pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde.

Como fase de teste também, a Secretaria de Saúde mandará mensagem via WhatsApp, pelo número (48) 9-9164-5384, aos moradores aptos a receberem a dose da vacina. “As pessoas precisam ficar atentas ao número de mensagem para não pensar que é fake news. Vamos utilizar o próprio número da secretaria para fazer o chamamento das pessoas”, ressaltou o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco. “Além disso, esse novo formato é para otimizar a logística a campanha, já que os frascos de vacina são multidoses, e após aberto, é necessário utilizá-los em até oito horas”, completou.

Anteriormente, as equipes das UBSs entravam em contato convocando para recebimento da dose. No dia da aplicação, as pessoas precisam levar documentos pessoais e comprovante de residência para comprovação dos dados.

Parceria com a DTI

A melhoria foi desenvolvida pela equipe da Diretoria Tecnologia da Informação (DTI), assim como o portal. O diretor do setor, Tiago Pavan, ressalta que a plataforma traz mais transparência. O morador pode acompanhar o que está ocorrendo e de forma está ocorrendo a vacinação da Covid-19 em Criciúma. “É uma evolução do nosso sistema, que já está integrado as outras plataformas, como de gestão da saúde e o sistema de monitoramento. A TI é parceiro para dar mais assertividade e celeridade nesse tipo de processo”, frisou o diretor.

Minha Vacina

O Portal Minha Vacina tem o propósito de cadastrar todos os criciumenses para traçar as próximas etapas de vacinação. O portal conta com indicadores da vacinação em tempo real. Os dados são de quantas doses já foram aplicadas e porcentagem por fases.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp