Projeto leva curso de robótica para escolas de Joinville

Um projeto extracurricular, desenvolvido para incentivar o uso da tecnologia e inovação na solução de problemas, vai ensinar alunos da rede pública de Joinville a construir robôs combinando componentes elétricos, eletrônicos e materiais reaproveitados.

Nomeado Robótica nas Escolas, será oferecido em formato digital a partir de 24 de setembro para 300 estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental, que poderão retirar o material didático diretamente nas escolas.

Para a cidade, ainda há vagas para estudantes do ensino fundamental da rede pública. As inscrições podem ser feitas clicando aqui, até esta segunda-feira (21).

Desenvolvida pela NTICS Projetos, com apoio da Secretaria de Estado de Educação e patrocinada pela Whirlpool, que em 2020 completa 70 anos de atividades em Joinville, a iniciativa está alinhada a quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Educação de Qualidade, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Consumo e Produção Responsáveis e Parcerias e Meios de Implementação.

Curso de robótica

Oferecido aos alunos durante o momento de pandemia e isolamento social, o conteúdo possui carga horária de sete horas entre imersão teórica, prática e conteúdos complementares.

Abordará fundamentos de robótica, como usar os componentes eletrônicos para a montagem dos robôs e como fazer a inscrição para a exposição virtual dos projetos ao final do curso.

Todas as peças do kit de montagem são reutilizáveis, inclusive a embalagem, e os alunos poderão desmontar os robôs e remontar outros modelos quantas vezes desejarem.

“A intenção do Robótica nas Escolas é mobilizar uma prática pedagógica que incentive a criatividade, usando o reaproveitamento de materiais e contato com circuitos eletrônicos para propor soluções à comunidade relacionada a resíduos”, explica Ana Carolina Xavier, CEO da NTICS Projetos.

A patrocinadora do projeto, a Whirlpool, acredita na importância de oferecer uma iniciativa com olhar para inovação.

“Com investimento consistente em inovação e trilhando nossa jornada de transformação digital, compreendemos a importância da imersão dos alunos na disciplina e a importância de se investir no tema”, comenta Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio da Whirlpool.

Exposição dos trabalhos

No final, todos os projetos ficarão disponíveis para consulta e novas criações, uma vez que os kits ficarão com os alunos.

As oficinas, conteúdos, assim como os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, estarão disponíveis para visualização e acesso no site do projeto.

Além de Joinville, o projeto Robótica nas Escolas será realizado nas cidades de Rio Claro (SP) e Manaus (AM), onde a Whirlpool também tem unidades fabris.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul