Lançado recentemente pelo Governo de Criciúma, o projeto Jogue Limpo com a Cidade, que visa promover a economia sustentável e incentivar práticas de proteção ao meio ambiente, recebeu nesta quinta-feira (4) a adesão de condôminos do município, durante reunião no Paço Municipal. A ideia é que nos próximos meses os empreendimentos já tenham Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Com a implantação da iniciativa, os moradores dos locais poderão receber até 50% de desconto na Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (TCDRS). “O projeto, além desse incentivo, vai ajudar o meio ambiente e os catadores que trabalham em associações de reciclagem. Vejo um ganho para toda a população. E com certeza vamos aderir no nosso condomínio e incentivar e conscientizar todos os residentes a praticarem a reciclagem”, comentou o síndico Peterson Martins.

Em princípio, no encontro, ficou acordado que será de responsabilidade de cada condomínio adquirir os recipientes para depósito, balanças e controle dos recicláveis. Em contrapartida, a Prefeitura de Criciúma ficará responsável pelo desconto na taxa, coleta e também disponibilização do aplicativo 5R Cidadão – já disponível para Android e IOS – que vai auxiliar no cadastramento e controle do processo.

Reuniões

Segundo o gerente do Ecoponto e gestor do projeto, Dhido Serafim, outros encontros com síndicos e administradoras de Criciúma serão realizados. “Por conta da Covid-19, promovemos uma reunião apenas com alguns representantes e foi bem produtiva, porque conseguimos alinhar e definir algumas estratégias e logísticas. A nossa proposta é que todos os condomínios façam parte do projeto, porque são locais importantes, com uma grande quantidade de pessoas e que vão ajudar muito a aumentarmos a arrecadação de recicláveis”, explicou.

Jogue Limpo com a Cidade

Atualmente, o projeto já está funcionando na cidade e possui 13 pontos de reciclagem, situados nos Parques das Nações Cincinato Naspolini, dos Imigrantes e Municipal Prefeito Altair Gudi e nas Intendências do Rio Maina, Santa Luzia e Quarta Linha.

Para depositar os recicláveis, a população deve procurar os locais entre às 8h e 17h, de segunda a sexta-feira. Também é necessário comunicar e procurar na área administrativa o profissional responsável por cada ponto para realizar a pesagem e garantir o desconto na taxa de lixo.