O projeto Jaraguá Mais Saudável, é uma iniciativa para estimular os moradores do município a cuidarem melhor da saúde. Dentro do programa existem dicas de como se alimentar melhor, se exercitar e cuidar tanto do bem estar físico como do mental.

A segunda etapa do projeto é o “Agita Mais Figueira” e acontece no bairro Ilha da Figueira a partir do dia 2 de agosto até novembro. A etapa contará com 11 desafios para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

O voluntário da Diretoria da Associação e Coordenação Técnica do projeto, Jefferson Galdino conta que a ideia para a criação do Jaraguá Mais Saudável pela observação das cidades onde as pessoas vivem mais, ultrapassando a marca de 100 anos.“Quando nós pensamos na concepção do Jaraguá Mais Saudável, lembramos das cidades mais longevas do mundo, as Zonas Azuis. Foi quando surgiu a inspiração para desenvolver o nosso próprio projeto em Jaraguá,” diz Jefferson.

Assim como nas cidades mais longevas do mundo, o projeto também adotou os pilares de sustentação, que são: comer, mover e pertencer. “Fazer atividade física, se alimentar de forma saudável e pertencer a um grupo social,” diz o voluntário.

Agita Mais Figueira

Em setembro de 2019, o Programa iniciou a aplicação do Questionário Estilo de Vida e Saúde, com o apoio e direcionamento da Secretaria Municipal de Saúde para a escolha do bairro, que foi a Ilha da Figueira. Para a coleta de dados, foi selecionada uma amostra de 383 participantes residentes no bairro, caracterizando erro amostral de 5%.

Os resultados da Pesquisa possibilitaram, fortalecer e direcionar as estratégias e ações do Programa no Município. Através dos dados da pesquisa foi possível analisar a partir do cálculo de índice de massa corporal (IMC) que 44% da população da Ilha da Figueira sofre com a obesidade e 76% está acima do peso. Considerando o gênero, os homens apresentam índices de sobrepeso superior ao das mulheres em 12%, por sua vez, as mulheres apresentam índices mais elevados de obesidade do que homens.

Por conta dos indicadores altos, o Programa Jaraguá Mais Saudável iniciará no dia 2 de agosto a segunda etapa de mobilização no bairro, que será promover uma grande ação chamada “Agita Mais Figueira” que vai até novembro. A ação contará com 11 desafios que foram elaborados encima dos indicadores que precisam ser melhorados dentro do bairro.

Quem pode participar

A Voluntária Técnica Cristiana Dulcimar informa que todos os desafios serão publicados no perfil do Instagram do projeto @jaraguamaissaudavel. Existe três formas de participar super fáceis, basta acessar o link que está disponível na mesma rede social ou pelo endereço linktree.com.br/new/agitamaisfigueira ou ainda acessar o QR-CODE disponibilizado em cartazes do “Agita Mais Figueira” que estão espalhados pelo bairro.

“Nós vamos estimular as pessoas durante esses quatro meses. No Instagram do projeto vai estar disponível a ficha de inscrição que é gratuita e depois de se cadastrar os participantes vão entrar em um grupo de WhatsApp, onde eles vão receber informações sobre o desafio. Cada vez que lançarmos um desafio novo vamos divulgar nesse grupo,” diz Cristiana.