Projeto garante aulas gratuitas de música para haitianos em Jaraguá do Sul

Iniciativa tem como responsável a professora de música Bruni Hubner Schwartz | Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

28/08/2018 - 05:08

Uma parceria entre a Escola de Música Bicho Grilo e a Igreja Luterana São Mateus, no bairro Água Verde, está oportunizando aulas de música a membros da comunidade haitiana em Jaraguá do Sul.

Atualmente, dez alunos, entre crianças e adultos, frequentam as aulas de gratuitas de violão ministradas pela professora de música Bruni Hubner Schwartz, realizadas na igreja.

De acordo com a musicista, os instrumentos são cedidos por ela e as aulas acontecem aos sábados à tarde, para não interferir no período de trabalho e estudos dos haitianos. Bruni conta que há algum tempo tinha o desejo de colaborar com o grupo e a possibilidade apareceu por acaso.

Neste ano, o presidente da Associação de Movimento Social para Reunião dos Haitianos no Brasil (Mosprehab), François Louis, passou a manter uma horta comunitária junto a outros conterrâneos em frente à igreja, próximo à Bicho Grilo, e então a oportunidade surgiu.

Aulas acontecem sempre nos sábados à tarde | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Aulas acontecem sempre nos sábados à tarde | Foto Eduardo Montecino/OCP News

“Fui até eles e ofereci um projeto de música. O François aceitou e mobilizou pessoas da associação. Foi aí que entrou o pastor, que abriu o espaço para o projeto”, revela a professora. Bruni destaca que a parceria é maravilhosa, pois é necessário se doar ao próximo, fazer um trabalho maior, visando a real inclusão dos haitianos com a comunidade.

Há cinco anos em Jaraguá do Sul, o presidente da Mosprehab, François Louis, destaca que o projeto é de extrema importância para a inserção do povo haitiano em Jaraguá do Sul. “A parceria com a professora Bruni é muito legal e o pastor também nos apoia muito gentilmente. Esse trabalho é extraordinário”, opina. Para Louis, essa união entre a religião, parte artística e área social forma uma rede especial para servir as pessoas.

Abertura para a nova cultura

O pastor da igreja, Gean Paulo de Oliveira, ressalta que, por ser luterana, a instituição não olha para o povo haitiano de maneira diferente, pelo contrário, apoia o enriquecimento cultural.

“O Haiti é um país de uma cultura muito rica e eu espero que do mesmo modo que nós lançamos hoje músicas alemãs, italianas, pomeranas, daqui a um tempo a gente possa estar cantando músicas haitianas, dançando as danças típicas deles e que as coisas que eles viveram no país deles também possam ser vivenciadas aqui com liberdade”, ressalta o pastor.

O projeto teve início em julho e, futuramente, abrirá nova turma, para outro instrumento. A Mosprehab está lutando para construir uma sede para a associação, onde poderá fomentar ainda mais a cultura haitiana.

No próximo dia 15 de setembro (sábado), a partir das 11h, haverá uma feijoada na Igreja Luterana São Mateus, em benefício da entidade. O convite custa R$ 20, à venda na Escola Bicho Grilo ou pelo telefone (47) 99118-3883. A igreja está localizada na rua Erich Sprung nº 250, bairro Água Verde.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Notícias no celular

Whatsapp