Projeto de iniciação científica oferece capacitação para 30 estudantes de ensino médio em Joinville

Foto: Divulgação/Católica SC

Por: Anna Carolina Vavassori

22/08/2019 - 16:08 - Atualizada em: 22/08/2019 - 16:43

Um projeto de iniciação científica oferece capacitação para 30 estudantes do ensino médio em Joinville. O projeto de extensão “Iniciação Científica na Universidade” já iniciou suas atividades e, até a terceira semana de novembro, duas turmas passarão pela iniciação científica com foco em ciências físicas e matemática.

A proposta é da Católica/SC de Joinville. “É um projeto importante, que vai contribuir muito na formação destes jovens. Eles têm muito potencial”, avalia Dianclen do Rosário Irala, professor e coordenador do projeto.

Os participantes foram selecionados por meio de análise de histórico escolar e de cartas de recomendação. Agora, terão a oportunidade de desenvolver um trabalho de pesquisa sob a orientação de um professor da Católica. Os acadêmicos do centro universitário participam e interagem como monitores voluntários, com a possibilidade da carga horária ser validada no projeto comunitário ou como atividade complementar no curso de origem.

Os encontros ocorrem quinzenalmente nos laboratórios de física, informática e de áreas das engenharias, na biblioteca universitária e na sala de metodologias ativas e aprendizagem colaborativa. Serão desenvolvidas atividades de execução de medidas e estimativa de erros, de estatística básica e de desenvolvimento da escrita científica.

O conteúdo programático prevê, também, apresentação dos resultados da pesquisa, gestão de projetos e trabalho em equipe e aplicação de conteúdos de matemática, português, física e química estudados no ensino médio.

Os resultados, ao fim do semestre, poderão ser divulgados em seminários e feiras. Além disso, o estudante que cumprir todas as etapas receberá um certificado de participação.

Com informações de assessoria de imprensa.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger