Projeto de Indaial é o único do Brasil apresentado em evento internacional de ciência

Foto Divulgação/Prefeitura de Indaial

Por: Felipe Elias

29/04/2021 - 18:04 - Atualizada em: 30/04/2021 - 11:47

Um projeto desenvolvido pelo professor de Ciências da rede municipal de ensino de Indaial, Alexandre Takio Kitagawa, foi o único do Brasil a ser apresentado no Congresso HamSCI 2021, da University of Scranton, na Pensilvânia (EUA), voltado para a comunidade de radioamadores e cientistas profissionais.

Neste ano, o evento ocorreu no dia 20 de março, por meio de um workshop virtual, e teve como tema a ciência ionosférica de latitudes médias. O projeto de Indaial esteve enquadrado na temática, pois tratava do “Uso do rádio de ondas curtas para provar a ionosfera com alunos de uma escola pública no Brasil”.

 

“No Brasil, como as escolas públicas possuem livros didáticos, fotos e vídeos para o ensino das camadas atmosféricas, um experimento prático raramente é realizado. O trabalho apresentado tem esse diferencial”, conta o professor.

 

Alexandre relata que a iniciativa foi desenvolvida com o 9º ano da Escola Básica Mulde Baixa. Ele ensinava radiação aos alunos e utilizou um rádio de ondas curtas e de FM para demonstrar a radiação eletromagnética e suas características de propagação, possibilitando a recepção de emissoras locais e internacionais.

 

“O experimento foi realizado a partir de dois receptores: um portátil de ondas curtas e outro para FM. As estações de rádio de ondas curtas, com transmissões em línguas estrangeiras, foram sintonizadas aleatoriamente para caracterizar as transmissões do exterior. Ainda comparei com algumas emissões de rádios FM de municípios vizinhos, pesquisadas anteriormente na internet, mas calcula-se que não foi possível captar essas emissoras”, detalha.

 

Professor Alexandre (ao centro) foi recebido pelo prefeito André Moser (PSDB) | Foto Divulgação/Prefeitura de Indaial

Os alunos ficaram surpresos ao ouvir transmissões em outras línguas (japonês, chinês e inglês) e não ouvir estações de rádio FM relativamente próximas.

 

“Concluímos que este experimento de baixo custo usando rádio de ondas curtas pode comprovar a existência da ionosfera e o uso dessa camada. Além do resultado positivo, foi uma alegria muito grande poder representar Indaial e o Brasil no evento internacional”, comemora Alexandre.

 

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.