A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc acaba de iniciar mais um projeto de Extensão em benefício da sociedade. Desta vez quem recebe as atividades são alunos do Bairro da Juventude. Intitulado de “Com os olhos de criança: análise dos espaços e das relações no Complexo Educacional Bairro da Juventude pelas crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, o trabalho será realizado pelas bolsistas extensionistas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia, Ana Livia De Nez De Mattia e Sara Queiroz Sampaio. Nesta sexta-feira (27/8), após os primeiros encontros de planejamento e reconhecimento do espaço, as acadêmicas iniciaram as atividades com as crianças.

O projeto iniciado, conforme o coordenador do grupo, Jorge Luiz Vieira, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, tem por objetivo desenvolver a percepção das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental do Bairro da Juventude sobre os conceitos de espaço público, privado e coletivo, por meio das vivências nos espaços, abertos e fechados da escola, transpondo-os para o bairro e a cidade.

“Neste primeiro encontro as alunas desenvolveram atividades lúdicas com a turma de 12 alunos da professora Darlene Pires. O momento foi importante para a apresentação da turma para as estudantes, dando início ao processo de integração para que os nove encontros seguintes sejam plenamente realizados”, explica.

Nos próximos encontros, de acordo com o coordenador, as bolsistas irão seguir um roteiro detalhado de atividades que levarão as crianças a expressarem suas percepções sobre a relação com os espaços. O projeto prevê cinco etapas de execução da metodologia de interação das acadêmicas com os alunos do Bairro da Juventude. “As etapas um e dois, de integração das equipes das duas instituições e de programação das atividades, já foram vencidas. Agora o projeto entra na sua fase de aplicação da metodologia, a qual será objeto de avaliação ao final deste semestre para aplicação em outras turmas do Bairro da Juventude no próximo ano”, acrescenta.

Além de Jorge, como coordenador, o Projeto de Extensão tem ainda a participação das professoras Édina Regina Baumer, do curso de Pedagogia, e Gláucia Regina Marchesan, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc.