A partir da próxima segunda-feira (30) os estudantes irão invadir a Scar em mais uma edição do projeto “A escola vai ao teatro”. A iniciativa procura despertar o interesse de crianças e adolescentes pelas atrações culturais, trazendo apresentações de companhias da cidade e região a preços acessíveis. Desta vez, sobem ao palco os grupos Colher de Pau, Cia. Rumo, Caravana do Sonhar e o harpista Gustavo Jiménez, que acompanha um dos espetáculos.
O projeto, que ocorre entre os dias 30 de maio e 2 de junho, deve contar com a participação de cerca de 1,5 mil expectadores, entre alunos e professores das redes municipal, estadual e particular de Jaraguá do Sul e cidades da região, além da participação da comunidade, já que os espetáculos são abertos. São sete sessões de “A árvore mágica”, “O rapto de Daniel”, “A incrível ponte que habita gente” e “Casa de Pólvora”.
A produtora do projeto, Ana Machado, explica que o principal objetivo é fomentar a cultura na região. “Este projeto está há mais de 25 anos sendo produzido pela Scar. A partir do momento que você propicia de forma acessível para que as escolas tragam seus alunos de todas as idades para os espetáculo, você contribui para o fomento de público e também dos artistas, já que a ideia central é priorizar produções regionais”. Ela enfatiza que as crianças acabam despertando o gosto pela atividade cultural, mobiliando a família para isso, pois comentam a experiência de assistir a uma peça teatral.
O projeto sempre ocorre em duas etapas: a primeira entre os meses de abril e maio e a segunda para o final de agosto. “Alguns espetáculos, devido a procura, acabam se repetindo, mas será uma outra programação também valorizando os espetáculos da nossa região. Nossa ideia é trazer um convidado de Joinville”, estima.
Os ingressos custam R$ 4. No caso dos estudantes, o preço inclui transporte da escola ao teatro, conforme agendamento e disponibilidade. Se a escola vai com transporte próprio, a entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (47) 3275-2477.
SERVIÇO
Dia 30
9h e 14h – “A árvore mágica” da Colher de Pau Cia. Teatro e Gustavo Jiménez na harpa (Jaraguá do Sul).
Dia 31
9h e 14h – “O rapto de Daniel” da Cia. Rumo – (Jaraguá do Sul).
Dia 1º de junho
9h e 14h – “A incrível ponte que habita gente” da Caravana do Sonhar (São Bento do Sul).
Dia 2/6
20h – “Casa de Pólvora” da Colher de Pau Cia. Teatro (Jaraguá do Sul)
* * *
220 Bolsas Culturais
Segue até o dia 26 de junho o prazo para os interessados se inscreverem no programa “Incentivando Talentos”. A iniciativa oferece 220 bolsas culturais no valor máximo de R$ 90, que pode ser utilizado para aulas de artes visuais e artes plásticas, circo, dança, expressão corporal (capoeira e danças folclóricas), literatura, música e teatro. Neste ano, o diferencial do projeto é que o período de formação passa para 12 meses, com início em julho deste ano e término no mesmo mês de 2017. Podem se inscrever pessoas, a partir de quatro anos, que moram em Jaraguá do Sul. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.jaraguadosul.sc.gov.br. Os interessados devem imprimir, preencher, assinar a ficha de inscrição e entregá-la, juntamente com os documentos solicitados, na Fundação Cultural, que fica na Avenida Getúlio Vargas. Mais informações pelo telefone 2106-8700.