Os agricultores selecionados para o Programa Guaramirense da Palmeira Real participaram na tarde desta quarta-feira (28) de um dia de campo. A terceira etapa do projeto consistiu em uma visita a propriedade de Alfredo Möglich para que os produtores trocassem experiências e conhecessem os modelos de plantio adotados no local, além de participarem de uma palestra sobre controle de pragas na plantação comandada pela Epagri.

Conforme o técnico agrícola Júlio César Gomes, o projeto, realizado pela Secretaria de Agricultura, tem o objetivo de incentivar o cultivo da palmeira real para que Guaramirim volte a ser um dos maiores produtores na região. Tudo isto, promovendo capacitações aos 42 selecionados - sobre adubação,  manejo e plantio da palmeira real e a terceira com uma visita a campo para promover um intercâmbio entre os produtores e orientação sobre controle de pragas - e também disponibilizando adubo no plantio das mudas.

O projeto é fruto de um recurso de R$ 150 mil que o município recebeu através de uma emenda parlamentar da deputada federal catarinense Geovania de Sá (PSDB).

"Ele teve início em 2016, quando recebemos a emenda e o projeto foi inscrito. Mas depois fizemos uma mudança para adequar a realidade do município e ele ficou da seguinte forma: a verba seria destinada para a compra do adubo e custear as capacitações e a contrapartida da prefeitura seria a análise do solo, fornecimento de calcário para os novos plantios e assistência técnica", explica.

Toda a parte de capacitações foi feita pela Epagri.

O técnico agrícola explica que a distribuição do adubo deverá ser feita a partir de maio e será conforme a análise de solo. Ou seja, cada produtor receberá a quantia necessária para o solo onde será feito o plantio.

A previsão da Prefeitura é repetir o convênio por mais um ano junto aos produtores que já estão sendo beneficiados. Guaramirim tem em média 100 produtores de palmeira real, o que corresponde a aproximadamente 250 hectares plantados com a palmácea.

*Com informações da Prefeitura de Guaramirim