A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) está treinando novos multiplicadores para incentivar o consumo consciente em toda a prefeitura, por meio do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).
A realização é dos Núcleos de Educação Ambiental, e de Gestão de Resíduos, da Gerência de Desenvolvimento e Gestão Ambiental da Sema. O A3P foi implantado em 2015, como projeto-piloto na Secretaria de Pessoas, e agora está sendo estendido para as demais secretarias e órgãos do município.
O Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a fim de promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicas.
“Capacitar servidores para multiplicar o conceito da responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais foi a maneira ampliarmos o alcance da meta do consumo consciente”, explica a pedagoga da Sema Marcela Cruz da Silva.
No primeiro encontro de capacitação, os participantes conhecem sobre a importância do consumo consciente na preservação ambiental e seus benefícios. O multiplicador é orientado, principalmente, sobre a separação e destinação adequada de resíduos sólidos, economia de recursos naturais e, consequentemente, redução de gastos institucionais desnecessários. Avaliar se é necessário imprimir, diminuir o uso de copos de plástico, papel A4 e papel toalha, e não misturar lixo reciclável com orgânico são algumas das práticas.
Até o momento, foram treinados 44 multiplicadores, de 15 secretarias. A capacitação dura 4 horas. A partir de fevereiro, os multiplicadores passarão por nova sensibilização e o setor onde trabalha receberá uma visita com intervenção teatral.
“Esperamos o engajamento dos servidores para sensibilizar suas equipes. O programa chama atenção sobre a necessidade e o dever de todos de preservarem os recursos naturais, por meio da prática da sustentabilidade”, completa Marcela.