Lançado no dia 1º de julho pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, a nova etapa do Programa Adote um Verde já teve 30 inscrições, em menos de duas semanas.

A informação é da gerente de Atendimento e Relações Governamentais e Conselhos, Jussana Beatriz Lunelli Buzzi. De acordo com ela, nesta fase, a documentação apresentada pelos inscritos está sendo avaliada internamente.

Pelo Programa Adote o Verde, a Prefeitura disponibiliza 56 canteiros, praças, rotatórias, trevos e mais 34 vasos localizados no Calçadão, para adoção. Pessoas físicas e empresas locais podem se inscrever para cuidar do espaço e utilizar as áreas para divulgação de suas marcas, zelando e tornando o local mais agradável, bonito e apresentável.

“Todo o processo ocorre pela internet, o que torna mais prático e ágil para os interessados e para a Prefeitura”, comenta Jussana.

Foto: Divulgação/PMJS

 

Foto: Divulgação/PMJS

 

Foto: Divulgação/PMJS

Como adotar

Os interessados em adotar um espaço devem acessar a página da Prefeitura, no link do programa. Ali também terá acesso ao Protocolo Online, onde serão inseridos os documentos necessários. Posteriormente, o processo dará continuidade por meio da análise de uma Comissão de Avaliação do Programa.

O prazo de adoção (Termo de Cooperação) será celebrado por um período de até 36 meses, (12, 24 ou 36 meses), podendo ser renovado pelo mesmo período. As inscrições estarão abertas até o dia 1 de agosto de 2021.

Adote o Verde

O Programa Adote o Verde foi instituído por meio da Lei Municipal nº 7.815/2018 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 12.754/2019. Nesses espaços, o adotante executa os serviços de conservação, manutenção, limpeza, plantio de flores de época, adubação, irrigação, recuperação da vegetação já existente, poda, corte do gramado junto a guia, dentre outras possibilidades de ajardinamento.

No local adotado a instituição ou a pessoa física coloca a placa com a sua identificação, fazendo assim a divulgação da empresa ou somente a identificação como pessoa física, como também pode instalar monumentos decorativos, lixeiras, relógios, bancos, dentre outros equipamentos urbanos como fins publicitários.

A primeira edição do programa, foi lançada em abril de 2019, com 11 áreas públicas adotadas por empresários e pessoas físicas. No mesmo ano, outras duas edições resultaram na adoção de mais 24 áreas. Em 2020, um novo edital ofertou 80 espaços, entre eles alguns já oferecidos nos editais anteriores, como também novas áreas. A novidade foi a inclusão dos vasos que embelezam o calçadão da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, onde se concentram inúmeras lojas que movimentam o comércio da cidade, sendo inclusos 34 vasos.