Nesta sexta-feira, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Agentes de Saúde do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Urussanga, participarão de um minuto de silêncio em respeito às vítimas do coronavírus e aos profissionais de saúde que enfrentam dificuldades diárias no enfrentamento à Covid-19.

O ato está sendo organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, o COSEMS/SC, e ocorrerá entre 11 e 12h, em todos os 295 municípios catarinenses.

A ação visa demonstrar apoio aos profissionais da área, pelo trabalho incansável na pandemia, e também em solidariedade aos familiares das vítimas da Covid-19.

Os profissionais de saúde irão usar um laço preto no jaleco em homenagem a todas as pessoas que perderam a vida para o vírus. Em Urussanga, simultaneamente, ocorrerá em todas as unidades de saúde do município e no HNSC.

A ação, apoiada pelos gestores municipais de Saúde, e coordenada pelo COSEMS/SC, tem por objetivo levar o reconhecimento e estímulo aos trabalhadores que estão na linha de frente do combate à pandemia.

É também um gesto de empatia e apoio às famílias que perderam seus entes queridos para o coronavírus e um pedido de socorro para todo o sistema de saúde catarinense.

No momento crítico e gravíssimo, que exaure e esgota, física e mentalmente, os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, motoristas da saúde e assistentes de outras áreas, o COSEMS/SC clama apoio à sociedade para que ajude a socorrer a saúde e siga as regras básicas de combate à pandemia ao usar máscaras em todos os locais, higienizar as mãos e cooperar em fazer o distanciamento social.

"Estamos passando por um momento delicado no enfrentamento à Covid-19. Os profissionais de saúde estão no limite, físico e mental, e este ato de reflexão é para mostrarmos aos cidadãos a importância das medidas do distanciamento social para reduzir o avanço da pandemia", comenta a Secretária de Saúde de Urussanga, Ingrid Zanellato.

O ato iniciará amanhã, mas continuará no decorrer das próximas semanas com o intuito de promover um momento de reflexão e empatia.