Os 190 professores dos anos iniciais estão passando por uma capacitação sobre a matemática básica. A formação durará até dezembro e é ministrada pela professora de Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Viviane Raupp Nunes de Araújo e pela coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Fabiana Manenti Martinhago. A assessoria, que ocorrerá duas vezes na semana, será feita pelos acadêmicos de Matemática da Unesc.

"Nosso intuito é auxiliar os professores pedagogos em ver novos métodos de explicar os conteúdos da matemática básica. Percebemos a angústia dos professores em passar alguns conteúdos para alunos e de que forma passar. Com a assessoria, os pedagogos terão um apoio dos acadêmicos para ver outro modo de explicar a matéria para os estudantes", ressaltou a coordenadora.

A formação e assessoria são para os professores do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação com a PROMAT Júnior da Unesc. "É uma iniciativa inovadora, nunca foi feita antes na Secretaria Municipal de Educação. Pois, eles estarão em constante aperfeiçoamento para ensinar os alunos e próximos das novidades da universidade para aplicar nas salas de aula", falou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim. Ao final da formação, serão apresentados seminários com os trabalhos dos professores. Depois serão englobados em um caderno pedagógico para ser usado por outros pedagogos da rede municipal.

Formação para os professores

Além dessa, a secretaria também está realizando uma formação com os professores do 6º ao 9º sobre a fração. A capacitação será ministrada pelo próprio órgão municipal. Tanto os colaboradores da secretaria quanto os professores vão apresentar seus trabalhos durante as oficinas.