Os professores da educação básica (1º ao 9º ano) e pré das escolas municipais de Jaraguá do Sul participam nesta terça, quarta e quinta-feira da 2ª Formação em Serviço, promovida pela Secretaria de Educação.
A maior parte da formação acontece na Católica de Santa Catarina, no Rau. Quatro edições da formação são programadas para o ano. A primeira aconteceu em fevereiro. A terceira acontece após o recesso escolar de julho e o quarto momento é feito durante a socialização dos projetos, nas feiras municipais, em setembro.
Na manhã desta terça-feira (8), professores do pré, de música, língua inglesa e ensino religioso tiveram um bate-papo com a psicopedagoga Rafaela Mund, mestre em psicologia e com experiência de 20 anos na área de educação básica. O tema central foi a Base Nacional Comum Curricular.
Prova para assistente de alfabetização
Também na Católica de Santa Catarina, a equipe da Secretaria de Educação aplicou nesta terça-feira (8) a prova classificatória para assistentes de alfabetização, um programa do governo federal que pretende auxiliar os professores regentes que alfabetizam as crianças no 1º e 2º ano. As inscrições foram abertas para professores com disponibilidade de horário, acadêmicos de licenciatura e profissionais que já terminaram o magistério. Os candidatos somaram 150 pessoas. São 29 escolas municipais de Jaraguá que vão participar do programa.
O governo federal dá uma ajuda de custo de R$ 150 a cada 5 horas/aula/turma para esse profissional. O critério de classificação é a nota da prova. O assistente estará à disposição do professor regente para auxiliar os alunos com mais dificuldade na alfabetização.
*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul