Professores da região de Jaraguá do Sul embarcam à Alemanha para estudos

Na tarde desta sexta-feira (4), nove professores da rede pública de ensino da região de Jaraguá do Sul embarcaram no Aeroporto Internacional de Curitiba. O destino: Leipzig, na Alemanha. A viagem é parte da finalização de um curso promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) que ensina a língua alemã aos professores.

Os professores participam do curso em caráter de oferta especial na UFPR, dentro do Parfor (Plataforma Freire). Eles são a primeira turma que começou esse projeto, em 2016, e vão finalizar esse ano. A terceira turma inicia nesse mês com 25 alunos. Ao todo, são 57 professores participando das três turmas.

A professora Clarissa Ritta Mileski enfatiza que o grupo é bem diversificado, tendo pessoas que tem o alemão como língua materna, colegas que iniciaram somente agora seus estudos e pessoas que, como ela, retomaram o aprendizado a partir de uma experiência no passado.

A coordenadora do curso, Catarina Portinho diz que cerca de 600 professores ensinam alemão nas escolas particulares, enquanto na rede pública são apenas 130, mesmo que o número de alunos seja muito maior na segunda rede.

E o objetivo do curso é justamente ampliar a oferta de professores com capacidades de ensinar alemão na rede pública, pensamento compartilhado pelos próprios professores.

“Temos muita vontade em propagar o ensino da língua alemã na região a fim de realizar pontes entre a cultura germânica da região e a cultura da atual Alemanha”, enfatiza Clarissa.

Clarissa disse que a viagem é uma oportunidade única para os educadores aprenderem mais sobre o idioma e coletarem informações diretamente da Alemanha.

A estadia na Alemanha vai até o dia 26 de janeiro, quando, segundo Clarissa, eles retornam cheios de energia para aplicar os conhecimentos aprendidos no Brasil.

“Nos sentimos agraciados pelo carinho e acolhimento que recebemos da UFPR e do Instituto Herder da Universidade de Leipzig”, relata a professora.

Já a coordenadora do curso ressalta que é muito gratificante fazer parte de um projeto com esse objetivo, mas também é necessário muita dedicação.

“A nossa ideia é fazer com que as outras turmas também vá a Alemanha”, diz.

O curso conta com o apoio das secretárias de educação de Santa Catarina, Jaraguá do Sul e Joinville e da embaixada alemã no Brasil. O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha está ajudando a financiar a viagem dos alunos, que também recebe ajuda da UFPR, do Parfor e dos próprios professores.

Professores da região que irão para a Alemanha

De Jaraguá do Sul
Clarissa Ritta Mileski
Elizandra Valéria Rodrigues Costa Schultz
Carmen Márcia Geisler Vasel
Sueli Marlene Todt Campestrini
Judite Fleming

De Schroeder
Ivete Jacob Hertel Braga

De Corupá
Célio João Barbosa
Mérilin Aline Raasch Steffens

De São Bento do Sul
Jenilde Maria Linzmeyer

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?