Professores da rede estadual participam de formação para uso das lousas digitais 

O integrante do Núcleo Tecnologias Educacionais Ederson Slota, já realizou o treinamento em 12 unidades da região de Jaraguá do Sul | Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

12/04/2021 - 15:04 - Atualizada em: 12/04/2021 - 15:29

Desde o início do ano letivo, professores e profissionais administrativos da rede estadual estão participando de oficinas práticas para conhecer mais funcionalidades das lousas digitais. Cerca de 95% das escolas da rede estadual de educação já contam com os equipamentos instalados.

O treinamento é realizado pelos integrantes do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) das coordenadorias regionais de educação.

As equipes do NTE foram capacitadas em uma formação presencial em 2019 e agora, em função da suspensão das aulas presenciais em 2020, repassam os conhecimentos aos professores e equipes pedagógicas das escolas.

Lousa digital Jaraguá do Sul

Na Coordenadoria Regional de Educação de Jaraguá do Sul, 29 escolas já tiveram as lousas digitais instaladas. O integrante do NTE, Ederson Slota, já realizou o treinamento em 12 unidades e afirma que os professores elogiam a nova ferramenta de trabalho.

Como nem todos os participantes da oficina estão disponíveis no horário agendado pela escola, os profissionais presentes ficam responsáveis por multiplicar os conhecimentos aos colegas.

Prática pedagógica facilitada

De acordo com a Coordenadoria de Tecnologias Educacionais e Inovação da SED, o uso das lousas digitais traz inúmeros benefícios: facilita a prática pedagógica dos professores, que podem projetar e usar conteúdos de diversas formas; potencializa a aprendizagem, trazendo recursos diferenciados para aproximar os alunos dos conhecimentos adquiridos em sala de aula; estimula o aprendizado e o trabalho em grupo; permite que o professor opere softwares, apresente e edite imagens, mostre vídeos, navegue na Internet, entre outras atividades.

 

*Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação