Professoras da região de Jaraguá do Sul fazem curso de imersão na Alemanha

Foto Arquivo Pessoal

Por: Elissandro Sutil

14/01/2020 - 11:01 - Atualizada em: 14/01/2020 - 11:23

Cinco professoras da região de Jaraguá do Sul estão em Leipzig, na Alemanha. As docentes viajaram ao país nesta semana para participar de um curso de imersão na língua alemã.

As professoras de Língua Portuguesa e Inglês Angelita de Cássia Burdzaki Radünz e Karin Hansen Voigt, de Jaraguá do Sul, Cristina E. G. de Paulo, de Schroeder, Darci Rutsatz, de Corupá e Marina Neufeldt, de Pomerode, fazem a segunda licenciatura em alemão, oferecida pela UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Junto às docentes, outros quatro professores de Joinville e uma de Curitiba (PR) também estão na Alemanha para o curso, que dura três semanas. O grupo está cursando três disciplinas.

Além das aulas, também fazem projetos, entrevistam e interagem com moradores, praticando as habilidades linguísticas.

Essa é a segunda turma do curso a fazer imersão em Leipzig. “Essa é uma experiência muito importante, pois não apenas se pratica e aprimora o idioma, como também é trabalhada no curso a didática do ensino de língua estrangeira”, comenta a professora Angelita.

A graduação oferecida pela UFPR tem o objetivo de qualificar e formar professores para oferecer alemão nas escolas públicas.

Em Schroeder e Pomerode a disciplina já faz parte do currículo. O ensino de alemão é importante na região, pois além de ser um legado cultural dos imigrantes também trará grandes possibilidades aos alunos.

Além das empresas instaladas na nossa região, a Alemanha está abrindo as portas para a mão de obra qualificada e que fale o idoma.

A imersão é custeada pela embaixada alemã e pela iniciativa Deutsch aus Fremdsprache International (alemão como língua estrangeira internacional) da Universidade de Leipzig.

A formação teve início no dia 7 deste mês e será finalizada no próximo dia 25. Entre os dias 26 e 27, a turma de jaraguaenses fará uma viagem de estudos para Berlim.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger