Professora de Jaraguá do Sul é uma das finalistas do prêmio Instituto Guga Kuerten de 2019

Foto Eduardo Montecino / OCP News

Por: Elissandro Sutil

19/08/2019 - 15:08 - Atualizada em: 20/08/2019 - 09:23

A professora de Jaraguá do Sul, Agatha Winter Rodrigues, 22 anos, está entre as finalistas do 17º prêmio Instituto Guga Kuerten — A Grande Jogada Social, que premia professores que desenvolvem projetos sociais com alunos que possuem alguma necessidade especial.

Em 2018, quando estava trabalhando como auxiliar de sala em Schroeder, a professora desenvolveu um livro com a aluna Heloisa Kuster, de 9 anos. Depois de realizar o projeto, Agatha ficou sabendo do prêmio IGK e resolveu se inscrever.

 

 

Ela conta que sentiu uma felicidade imensa em saber que o projeto foi tão longe e que foi reconhecida por outras pessoas. “Saber que eu realmente fiz algo bom e encantador”, comenta.

Foto Eduardo Montecino / OCP News

Quando soube que era uma das finalistas, a professora decidiu espalhar a notícia, para que todos ficassem felizes com ela. “Liguei ou falei pessoalmente para todos os que me ajudaram e que colaboraram com meu projeto”, recorda ela. “Todos me parabenizaram e ficaram muito felizes”, completa.

O livro

Heloisa nasceu prematura e tem uma deficiência intelectual com atraso no desenvolvimento psicomotor e baixa visão. Com a ajuda da professora Agatha, a menina conseguiu criar um livro inspirado nas histórias da sua imaginação.

“Eu contava algumas histórias e depois pedia para ela criar outras. Como ela não consegue escrever, fazíamos um ditado de escrita”, conta a docente.

A história do livro, por exemplo, Heloisa ditou para a professora escrever. “Deixei exatamente como ela falou, são do jeito dela”, explica Agatha. Já as ilustrações da obra e a impressão foram feitas gratuitamente.

A cerimônia de premiação acontece nesta terça-feira (20), às 20h, no Teatro Pedro Ivo em Florianópolis e é claro que Agatha não poderia deixar de participar.

A professora, que mora em Guaramirim, vai estar lá, com o secretário da educação, a supervisora, a diretora e a orientadora da escola em que trabalhava em Schroeder, pois, vai estar representando o município.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger