Com a pandemia da Covid-19, os profissionais da Educação precisaram se reinventar e pensar em novas estratégias de aprendizagem para o ensino on-line. Atenta a essa mudança, a professora de Informática, Silvia Trentini Machado, criou em agosto de 2020 um canal no YouTube (https://youtube.com/c/ProfessoraSilvia) com vídeos gratuitos sobre como inserir tecnologia nos planejamentos escolares.

“Como professora de Informática percebi a dificuldade dos professores em utilizar as tecnologias nas aulas remotas. Na época estava lecionando na Escola Profª Maria Helena Trentini Machado. Então criei o canal para auxiliar outros profissionais durante a pandemia. Naquele momento era apenas para aulas remotas, pois tratava-se da realidade de todos, mas agora os vídeos são sugestões para aulas presenciais, remotas ou ensino híbrido”

O crescimento tem acontecido naturalmente. Hoje o canal conta com 34 mil inscritos e quase um milhão de views orgânicas. O público, em sua maioria, é formado por professores da rede pública e particular de todo o Brasil. Geralmente são postados dois vídeos semanais. O material inclui jogos, avaliações, atividades de alfabetização, temáticas e inspiradas em games.

“Várias pessoas de todos os Estados relatam nos comentários ou por mensagens no Instagram da Professora Silvia como os vídeos têm ajudado em sua prática pedagógica. Isso é muito gratificante”, destaca a professora.

Silvia é professora há 17 anos, dos quais 15 na sala de informática. Também tem experiência no ensino superior, no curso de Pedagogia. Atualmente atua como coordenadora educacional de Informática Pedagógica na Secretaria de Educação.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.