Professora de Gaspar é uma das vencedoras do 22º Prêmio Educador Nota 10

Foto Arquivo Pessoal

Por: Felipe Elias

18/07/2019 - 09:07 - Atualizada em: 18/07/2019 - 09:53

O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da educação básica brasileira, divulgou nesta quarta-feira (17) o nome dos dez vencedores da edição deste ano. Entre os escolhidos está a professora de Gaspar, Jussara Cristina Wandalen Schmitz, da Escola de Educação Básica Frei Godofredo.

A docente conquistou a banca de avaliadores com o projeto de matemática “Costurando a Matemática”. A ideia foi ensinar a matéria de maneira contextualizada à realidade dos alunos de duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental I.

Para conhecê-los melhor, a professora enviou um questionário para a casa dos estudantes para que os pais pudessem “apresentar suas crianças”. Os dados obtidos serviram de referência para a produção e leitura de tabelas e gráficos em sala de aula.

Não demorou para Jussara perceber que em 60% das famílias havia costureiras. Ela passou, então, a entrevistar mães e avós dos alunos em facções de costura próximas da escola para saber quantas roupas produziam por dia, a média de horas de trabalho, o valor recebido por peça e os gastos com linha e energia, por exemplo.

Com as informações, organizou aulas para que a turma aprendesse sobre estatística, medidas, problemas das quatro operações, sistema monetário, porcentagens, frações, entre outros. A interação promovida fez as crianças valorizarem, ao mesmo tempo, o ofício das costureiras e a riqueza do conhecimento matemático presente no dia a dia.

Como reconhecimento ao projeto, a educadora ganhará um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da cerimônia de premiação, marcadas para setembro, em São Paulo (SP), onde vai concorrer ao título de Educadora do Ano.

Prêmio Educador Nota 10

O prêmio foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Atualmente, é realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Globo e Editora Abril. Além de Jussara, outros nove educadores que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham foram escolhidos entre quase cinco mil inscritos.

A banca de avaliação é composta por especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, formadores de gestores e professores em suas respectivas disciplinas.

Quer receber as notícias no WhatsApp?