Professora de Florianópolis pega ônibus fantasiada para contar história em creche

Às 7h10 da manhã , o ônibus Ceasa passa pelo bairro Barreiros, em São José. No ponto, Vera Maria de Araújo espera pacientemente pelo transporte coletivo. Às 7h15, a professora está sentada no banco esperando chegar ao seu destino final, o Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Júlia Maria Rodrigues, situado no Jardim Atlântico, Florianópolis.

A sua roupa não é comum, como nos outros dias da semana. Pois é um dia diferente. Hoje, Vera dá vida à personagem Princesa das Laranjeiras. O motivo? Tornar o dia das crianças da unidade educativa mais especial, e dos passageiros do ônibus também.

Vera dá vida à personagem Princesa das Laranjeiras | Foto Divulgação

A atitude causa estranhamento aos que estão partindo rumo a mais um dia de trabalho. Mas aos poucos, elogios e sorrisos vão tomando conta da face de cada um. Vera traz para eles a mesma história que irá contar para os pequenos. Os adultos se remetem à sua infância, trazendo o sentimento de nostalgia para uma semana cheia de afazeres.

A princesa das Laranjeiras, a bruxinha Ritinha, Chico e seus amigos, e a pequena joaninha, todos personagens tirados do mundo imaginário da professora de Educação Infantil, são apresentados a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

“Eu nunca tive ninguém que contasse histórias para mim”. Frases como essa são ouvidas pela professora de 56 anos o tempo todo.

Após causar reboliço no ônibus, Vera chega ao Neim vestindo sua fantasia e sua vontade de mudar vidas. É recebida com alegria pelas crianças. Chegou o momento da contação de história, com artifícios como fantasias, bonecos, bichinhos de pelúcia e canções. O Macaco Bidu, a Boneca de Lata, pipoca a boneca de feltro, e a adaptação de chapeuzinho vermelho ganham vida com a interpretação da professora.

A iniciativa nasceu da necessidade de uma atenção especial para as crianças do Neim Vila União, na Vargem do Bom Jesus | Foto Divulgação

Novos caminhos

A iniciativa nasceu da necessidade de uma atenção especial para as crianças do Neim Vila União, na Vargem do Bom Jesus, no Norte da Ilha.

O projeto foi tomando novos caminhos, passando por outros Neims, levando alegria, sorrisos e gargalhadas. O Neim Tapera, Nagib Jabor e Júlia Maria Rodrigues entraram no mundo da imaginação da professora.

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira parabeniza a professora pela iniciativa em trazer momentos de prazer e diversão, não só para as crianças da rede municipal de ensino, mas para todos que precisam de um momento de lazer em suas vidas.

Quer receber as notícias no WhatsApp?