Professora catarinense recebe importante prêmio da educação brasileira

Foto Reprodução/TV Globo

Por: Felipe Elias

01/10/2019 - 11:10 - Atualizada em: 01/10/2019 - 11:43

O trabalho da catarinense Jussara Cristina Vandalen Schmitz, professora da rede pública estadual, foi um dos dez vencedores da edição de 2019 do Prêmio Educador Nota 10, considerado um dos mais importantes da educação brasileira. A docente da Escola de Educação Básica Frei Godofredo, de Gaspar, participou da cerimônia de homenagem aos premiados nesta segunda-feira (30), em São Paulo (SP).

Entre mais de 4,8 mil projetos inscritos, Jussara foi reconhecida pelo projeto “Costurando a Matemática”. Ela e os alunos perceberam que a maioria das famílias da turma tinha costureiras. Então, elaborou o projeto e levou os alunos a algumas facções de costura para conhecer o cotidiano das profissionais. Ao voltar à escola, trabalharam as operações matemáticas, probabilidade, estatística e medidas.

Foto Divulgação/Mariana Pekin

“O projeto foi desenvolvido em 2018, mas ele é uma prática replicável a outras realidades. Esse valor ao ofício das costureiras e à realidade dessas crianças é muito importante. Eu acredito que é influenciando socialmente que se faz uma educação de qualidade”, afirma Jussara.

Na capital paulista, além de receber a premiação, ela também participou durante uma semana de diversas atividades relacionadas ao mundo do ensino. “O que vivi nessa semana foi uma experiência rica, que eu vou levar para Santa Catarina e para minha escola. Eu estou aqui representando meus colegas de trabalho e a prática da escola pública de qualidade. Isso é o maior valor que, com certeza, multiplicarei para toda a comunidade”, destaca a professora.

Foto Divulgação

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. A premiação reconhece e valoriza professores da educação infantil ao ensino médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

Quer receber as notícias no WhatsApp?