A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Jaraguá do Sul irá entregar até sexta-feira (29) mais 36 kits de tratamento de efluentes domiciliares (fossa séptica, filtro anaeróbio e caixa de gordura) nas residências das famílias rurais do município.

Trata-se de sobra de recurso estadual do Programa Municipal de Saneamento em Área Rural (Sanear), com inscrições por meio de chamamento público, encerradas em fevereiro. Cada kit tem um investimento de R$ 1.450,00, segundo o secretário Daniel Pech.

"Ao produtor rural cabe a instalação dos equipamentos com orientação dos nossos técnicos", explica.

Ao contrário dos chamamentos anteriores, a distribuição ocorre, desta vez, por unidade residencial. "Não faz sentido coletar os resíduos de uma casa, apenas, quando a propriedade rural conta com mais unidades residenciais", pondera.

O programa, lançado em 2017, tem o objetivo de levar uma alternativa de baixo custo para o tratamento de esgoto doméstico gerado no interior do município por meio do subsídio para a compra dos equipamentos. Desde então, foram entregues 180 kits.

"É apenas o início de uma proposta, pois temos 1200 propriedades, mas há uma tendência de o projeto ampliar, inclusive com recursos municipais", conclui.

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul