Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Procon de Florianópolis cobra divulgação da origem dos combustíveis de postos de gasolina

Foto: Eduardo Montecino

Por: Ewaldo Willerding Neto

24/08/2021 - 10:08 - Atualizada em: 24/08/2021 - 10:35

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e do Procon, notificou o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis) para que informe a origem dos combustíveis junto aos estabelecimentos associados.

A divulgação precisa ser feita diretamente nas bombas dos produtos comercializados. O Sindópolis tem o prazo de 10 dias contados a partir do recebimento da notificação para responder à solicitação.

A iniciativa do Procon segue a Medida Provisória nº 1063/2021 do Governo Federal, publicada no último dia 12 de agosto. A nova norma flexibiliza aos produtores e importadores de etanol hidratado (álcool combustível) a comercialização do produto diretamente com os postos de combustíveis, sem interferência das distribuidoras.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Além disso, também permite que os postos com uma bandeira específica comercializem combustíveis de outros fornecedores, desde que o consumidor seja informado. Até então, um posto de combustível podia ter apenas uma bandeira específica e vender gasolina desta mesma marca.

O secretário de Defesa do Cidadão, Gabriel Meurer, explica que o Código de Defesa do Consumidor assegura o direito de informação sobre os produtos. “Todos os produtos e serviços precisam apresentar as informações de maneira clara, com especificações de quantidade, composição, qualidade, tributos incidentes, riscos e preço. Dessa forma, vamos continuar fiscalizando e se houver necessidade, vamos aplicar multas e as penalidades previstas na Lei.”

O Procon de Florianópolis orienta que os consumidores que notarem irregularidades nos postos de combustíveis façam denúncia ao órgão no telefone (48) 3131-5300, e-mail [email protected] ou no site http://procon.pmf.sc.gov.br/.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.